Coração acelerado em repouso: o que pode ser?

Saúde
25 de Setembro, 2023
Coração acelerado em repouso: o que pode ser?

Um coração acelerado em repouso, também conhecido como taquicardia em repouso, refere-se a uma condição em que a frequência cardíaca de uma pessoa está significativamente aumentada. Como o próprio nome indica, tal situação ocorre mesmo quando ela está em um estado de repouso ou relaxamento. Mas porque isso acontece?

Leia mais: Arritmias cardíacas: conheça as causas, sintomas e tratamentos

Qual é a frequência cardíaca ideal?

De acordo com o Dr. Vando de Souza Junior, cardiologista, existem valores normais da frequência cardíaca em repouso. Ela varia de 50 a 100 batimentos por minuto. Pode, ainda, ser menor durante o sono.

Quais são as causas do coração acelerado em repouso?

Valores acima de cem batimentos por minuto podem indicar a presença de alguma doença. Por exemplo, condições na tireoide, anemia, infecção, ansiedade, pressão baixa e principalmente os diversos tipos de arritmia que existem.

Além disso, alguns medicamentos, como descongestionantes e broncodilatadores, podem aumentar a frequência cardíaca como efeito colateral. A desidratação é outro fator que pode afetar negativamente o funcionamento do coração, levando a um aumento da frequência cardíaca. E, por fim, o consumo excessivo de cafeína ou outros estimulantes, como energéticos, pode levar a um aumento da frequência cardíaca.

Como tratar o coração acelerado em repouso?

Segundo o médico, o primeiro passo para tratar o coração acelerado em repouso é investigar o que causou o aumento da frequência cardíaca. Por exemplo, se é anemia, deve-se tratar a condição. Quando a causa é uma arritmia, é necessário verificar de qual parte do coração está tendo problema. “Por isso que é importante consultar um médico assim que perceber que o coração está com acima de cem batimentos por minuto em repouso”, sugere o especialista.

Fonte: Dr. Vando de Souza Junior, cardiologista e arritmologista/eletrofisiologista clínico invasivo, membro do corpo clínico do Hospital Dona Helena

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

chás para desintoxicar o fígado
Alimentação Bem-estar Saúde

Como desintoxicar o fígado? Veja 5 melhores opções de chá

Confira as opções de bebidas quentes que trazem benefícios para a saúde hepática

homem sentado na cama, ao lado da cabeceira, com as mãos na cabeça, tendo dificuldade para dormir
Bem-estar Saúde Sono

Dormir mal pode estar te deixando doente? Estudo relaciona a qualidade do sono com doenças crônicas

A irregularidade do sono está diretamente relacionada ao risco aumentado de doenças crônicas, como obesidade.

bruxismo
Saúde

Bruxismo: será que você tem? Veja principais tratamentos

Bruxismo, o ato involuntário de ranger os dentes, pode afetar até quem não imagina conviver com ele. Veja como descobrir se é o seu caso