Consciência situacional: Conheça a estratégia de enfrentamento
A consciência situacional refere-se à capacidade de tomar decisões eficazes em situações de emergência, com superação e resiliência. Assim, podemos entender onde estamos, o que nos rodeia e quais são os desafios que temos pela frente, para traçar planos de enfrentamento.
Em momentos de estresse, as pessoas tendem a focar apenas no medo, aumentando as preocupações. Contudo, quando isso ocorre, nossa percepção é reduzida e nos tornamos incapazes de enxergar soluções para aquele problema.
Geralmente, a consciência situacional é aplicada em momentos de perigo onde o indivíduo necessita de um grande esforço cognitivo. Como no campo militar, especialmente, na aviação. Com ela, é possível trabalhar a mente e a agilidade constantemente para buscar soluções eficazes diante daquela situação.
Leia também: Efeito MUM: O que é e como pode afetar os relacionamentos
Ou seja, a consciência situacional é como dar um passo para trás e perceber tudo ao nosso redor.
Como desenvolver a consciência situacional
Se você deseja ativar a consciência situacional, é preciso saber onde estamos. Dessa maneira, se conectar consigo mesmo, no aqui e agora. Para isso, você deve fazer as seguintes perguntas para si mesmo:
- Como estou me sentindo agora?
- O que desencadeou essa emoção?
- Eu gostaria de me sentir diferente?
- Que aspectos potenciais ou esperançosos apresenta? Existe alguma ameaça?
- Que tipo de pessoas me cercam? Elas me trazem bem-estar?
Em seguida, você deve treinar a representação mental, comparando o que vive aqui e agora com as suas experiências passadas e com os aprendizados que conseguiu obter ao longo da vida.
As nossas experiências passadas estão relacionadas com as nossas ações futuras e podem nos ajudar a reagir diante dos desafios que surgirem.
Por fim, com a consciência situacional será possível enfrentar diversas adversidades de uma forma melhor.
Leia também: Pensamentos automáticos: O que é e como evitar