Complicações da dengue: veja as principais e como se prevenir

Saúde
20 de Março, 2024
Complicações da dengue: veja as principais e como se prevenir

O Brasil bateu um recorde histórico de casos de dengue. Antes mesmo de completar o primeiro trimestre, o país registrou mais casos de pessoas infectadas pelo Aedes Aegypti do que em todo o ano de 2023. Ao todo, já são mais de 1,8 milhão de casos em 2024 contra 1.658.816 do ano passado. Uma das complicações da dengue é a forma grave da doença, que pode levar à óbito e já vitimou 561 pessoas desde janeiro. Veja outras complicações.

Leia mais: Afinal, fumacê usado no combate à dengue traz riscos à saúde?

Complicações da dengue

Antes de mais nada, os principais sintomas da dengue são febre alta (acima de 38°C), de início abrupto, que costumam durar de 2 a 7 dias. Além disso, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas e coceira na pele. Para casos mais graves, os sinais de alerta são dores abdominais intensas, vômito constante, sangramentos, bem como alterações neurológicas e no humor do paciente.

Além disso, a infecção pelo vírus da dengue causa uma doença de amplo espectro clínico, incluindo desde formas inaparentes até quadros graves, podendo evoluir para o óbito. Entre estes, destaca-se a ocorrência de hepatite, insuficiência hepática, manifestações do sistema nervoso, miocardite, hemorragias graves e choque. Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.

Qual é o tratamento mais eficaz contra a dengue?

Atualmente, não existe um tratamento específico para a dengue, e a abordagem terapêutica se concentra principalmente no alívio dos sintomas, na hidratação adequada e repouso. A maioria dos casos de dengue é autolimitada, e a recuperação completa é comum com os cuidados adequados.

Referências: Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano e Secretaria de Saúde do Estado de SP.

Dengue
Estou com dengue, e agora? Baixe o app da Vitat e veja dicas de alimentação, alongamentos e outras recomendações para fazer caso esteja com dengue

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo

foto de Anderson Leonardo, do Molejo
Saúde

Câncer inguinal: entenda a doença que matou Anderson Leonardo, cantor do Molejo

O cantor Anderson, vocalista do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira, aos 51. Ele estava internado desde o dia 24/03 e tratava um câncer inguinal.

Tipos de gordura
Alimentação Bem-estar Saúde

Tipos de gordura: quais você deve evitar e consumir?

A OMS recomenda que a alimentação diária contenha 30% de gorduras. Veja quais priorizar!