Complexo de Cinderela: Entenda o que é e como evitar

Bem-estar Equilíbrio
21 de Setembro, 2020
Complexo de Cinderela: Entenda o que é e como evitar

Assim como outros contos de fadas, provavelmente você conhece ou já ouviu falar da história da Cinderela. Mas algo que surgiu há alguns anos atrás, foi o complexo de Cinderela, estudado pela psicóloga norte-americana Colette Dowling. No complexo de Cinderela, ocorre um desejo inconsciente de ser protegida e cuidada por um companheiro idealizado na imaginação. Como por exemplo, os príncipe de contos de fadas.

Com base no conto da Cinderela, Dowling expandiu suas pesquisas para estudar o medo que muitas mulheres têm diante da própria independência. Assim, a autora identificou na mulher um conjunto de comportamentos e medos reprimidos, cujo resultado é o bloqueio do uso da criatividade e da potencialidade da mente. Surge, então, uma dependência psicológica que a mulher vivencia, juntamente com o desejo de ser cuidada por alguém.

Leia também: Complexo de inferioridade: O que é e como identificar

Por que o Complexo de Cinderela é negativo e precisa ser combatido?

Apesar do nome, o complexo de Cinderela pode trazer diversos malefícios para as vidas das mulheres. Isso porque este complexo faz com que as mulheres se sintam frustradas e inferiores em relação a outras pessoas. Desse modo, as frustrações afetam as relações amorosas, a carreira profissional e a relação com si mesma.

Leia também: Ego: O que é e porque é importante

Como evitar

Para evitar que isso ocorra com suas filhas, por exemplo, ensine-as que é necessário ter conhecimento, experiência profissional e buscar a independência. Mas, se tiver filhos homens, é importante ensiná-los a ajudar nas tarefas do lar. Para que as mulheres não se encarreguem totalmente dos afazeres.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas