Complexo de Cinderela: Entenda o que é e como evitar
Assim como outros contos de fadas, provavelmente você conhece ou já ouviu falar da história da Cinderela. Mas algo que surgiu há alguns anos atrás, foi o complexo de Cinderela, estudado pela psicóloga norte-americana Colette Dowling. No complexo de Cinderela, ocorre um desejo inconsciente de ser protegida e cuidada por um companheiro idealizado na imaginação. Como por exemplo, os príncipe de contos de fadas.
Com base no conto da Cinderela, Dowling expandiu suas pesquisas para estudar o medo que muitas mulheres têm diante da própria independência. Assim, a autora identificou na mulher um conjunto de comportamentos e medos reprimidos, cujo resultado é o bloqueio do uso da criatividade e da potencialidade da mente. Surge, então, uma dependência psicológica que a mulher vivencia, juntamente com o desejo de ser cuidada por alguém.
Leia também: Complexo de inferioridade: O que é e como identificar
Por que o Complexo de Cinderela é negativo e precisa ser combatido?
Apesar do nome, o complexo de Cinderela pode trazer diversos malefícios para as vidas das mulheres. Isso porque este complexo faz com que as mulheres se sintam frustradas e inferiores em relação a outras pessoas. Desse modo, as frustrações afetam as relações amorosas, a carreira profissional e a relação com si mesma.
Leia também: Ego: O que é e porque é importante
Como evitar
Para evitar que isso ocorra com suas filhas, por exemplo, ensine-as que é necessário ter conhecimento, experiência profissional e buscar a independência. Mas, se tiver filhos homens, é importante ensiná-los a ajudar nas tarefas do lar. Para que as mulheres não se encarreguem totalmente dos afazeres.