Como ser organizado impacta na saúde mental e emocional

29 de abril, 2020

A desorganização pode ter um grande impacto nas nossas vidas – seja no trabalho, em casa ou nos estudos. Ser organizado pode melhorar sua saúde física e mental, você terá mais tempo para realizar suas tarefas e se sentirá mais equilibrado. 

Após um dia cansativo, ter que organizar a casa pode ser uma tarefa difícil. No entanto, os benefícios que a organização traz para nossas vidas é essencial.

Pode reduzir o estresse e depressão

Segundo um estudo, mulheres que descreveram suas casas como desorganizadas, estavam mais deprimidas, cansadas e tinham níveis mais altos de cortisol (hormônio do estresse) do que as que tinham suas casas organizadas. 

Afinal, ver uma pilha de louça ou roupas e uma lista de coisas a fazer, não é algo agradável. Por sua vez, isso pode afetar o humor, sono, saúde e muito mais. Portanto, dedicar um tempo para lidar com a bagunça não apenas elimina as coisas físicas, mas também ajuda a sentir-se mais feliz e relaxado. 

Pode ajudar a comer melhor

Pesquisas da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, descobriram que pessoas que trabalharam em um espaço limpo por 10 minutos tiveram duas vezes mais chances de escolher uma maçã do que uma barra de chocolate. Isso acontece pois a desordem é estressante para o cérebro. Então, é mais provável que o indivíduo recorra a mecanismos de enfrentamentos, como comer demais ou comer alimentos calóricos.

Ajudará a manter os exercícios na rotina

Pessoas organizadas são mais propensas a aderir a um programa de exercícios, de acordo com um estudo da Universidade de Bologna, na Itália. Ser organizado pode melhorar o seu progresso nos exercícios físicos. Por isso, é importante escrever seu plano de treinos todos os dias.

Além disso, os pesquisadores também descobriram que anotar como você se sente após treinar pode aumentar a probabilidade de você continuar com o plano de exercícios no dia seguinte.

Melhora os relacionamentos

Ter um relacionamento feliz e saudável com seu parceiro ou amigos é essencial para afastar depressão e outras doenças. Porém, uma vida desorganizada pode atrapalhar a convivência.

Para casais, a desordem pode gerar tensão e conflito. Uma casa bagunçada também pode impedir que você convide as pessoas. Pois, a desorganização leva a vergonha e constrangimento.

Aumenta a produtividade

De acordo com o Journal of Neuroscience, a desorganização pode afetar sua capacidade de se concentrar. Observar diversos objetos em um só lugar interfere na capacidade do cérebro de processar informações.

Dito isso, quando você está organizado no trabalho, é mais produtivo e eficiente. Ou seja, poderá terminar as tarefas antes e terá mais tempo para se exercitar e realizar outras atividades.

Ajuda a dormir melhor

O estresse reduzido naturalmente resulta em um sono melhor. Pessoas que arrumam suas camas todas as manhãs têm 10% mais chances de relatar uma boa noite de sono e 75% alegaram que dormiram melhor quando os lençóis estavam limpos. 

Dessa forma, organizar a cama irá proporcionar uma noite relaxante e um sono de qualidade.

Leia também: Atividades que ajudam a lidar com o estresse na quarentena

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo