Dicas de como ser mais confiante em 2020

13 de dezembro, 2019

O desejo de muitos é se tornar mais confiante, o que pode ser difícil nos dias de hoje. A autoconfiança é importante para a saúde e bem-estar psicológico. Assim, pode ajudar a alcançar o sucesso na vida pessoal e profissional.

Quando você acredita em si mesmo, tudo flui de uma maneira melhor. Em vez de se preocupar e gastar energia pensando se você é bom o suficiente ou não, você pode dedicar sua energia nos seus esforços. Com isso, vai se sentir mais disposto a experimentar coisas novas, além de acreditar que é capaz.

Como em uma apresentação que fará, se você se sentir mais confiante, vai se concentrar em entregar sua mensagem ao público. No entanto, se não tiver confiança e acreditar em si mesmo, poderá se atrapalhar nas palavras, o que pode reforçar a crença de que você não é bom no que faz.

Existem coisas que você pode fazer para aumentar sua autoconfiança. Conheça essas estratégias:

Pare de se comparar com os outros

Comparar-se com os outros não é saudável, seja comparar a beleza com a de outras pessoas que você vê nas redes sociais ou a sua renda com a dos seus amigo. Sendo um dos maiores motivos para não ser confiante. 

Então, comece a prestar atenção nos momentos em que você compara seus bens, posse, realizações e atributos. Portanto, quando perceber que está fazendo comparações, lembre-se de que isso não é útil. Pois a vida não é uma competição, e cada um tem suas qualidades.

Pratique a autocompaixão

A autocompaixão tem a ver com a prática do amor próprio. Envolve não pensar negativamente sobre você mesmo. Diante disso, quando errar, pense “todo mundo erra às vezes” em vez de “sou tão estúpido, estraguei tudo”. Ria de si mesmo e se lembre de que ninguém é perfeito.

Leia também: Como ser mais otimista

Tenha cuidado com o seu corpo

Para se sentir bem consigo mesmo, é preciso se sentir bem com o corpo também. O recomendado é ter uma noite de sono de qualidade, praticar exercícios e ter uma dieta saudável. Faça do autocuidado uma prioridade. Assim, quando se sentir fisicamente melhor, naturalmente se sentirá mais confiante consigo mesmo.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.