Como manter a motivação para treinar no verão e nas férias
Durante o verão é muito comum ter uma diminuição da motivação para treinar. E isso ocorre por diversos motivos, como, por exemplo, as festas e comemorações de final de ano, as viagens prolongadas, o calor excessivo entre outros. Entretanto, é importante manter o foco para não perder toda a evolução que vinha sendo construída ao longo do ano.
Então, para te ajudar a não abandonar suas atividades físicas nessa estação, a equipe técnica da Bodytech desenvolveu algumas dicas importantes. Confira!
5 dicas para você manter os treinos em dia no verão
Durma bem
É isso mesmo: dormir bem vai ajudar a manter a motivação para treinar durante o verão.
O ciclo de noites mal dormidas é bastante prejudicial para o organismo porque dificulta o ganho de massa muscular, o emagrecimento, além de afetar o humor. Esse problema pode também causar um cansaço extremo, fazendo com que falte aos treinos. Então, é indispensável garantir que você tenha uma boa noite de sono, para conseguir fazer os exercícios da forma correta e desejada.
Diversifique os treinos
Às vezes, fazer as mesmas aulas coletivas, séries e exercícios podem fazer com que você fique ainda mais desmotivado para treinar durante esse período. Procure fazer outras atividades ao ar livre, andar de bike, dança, lutas, aulas de natação, entre outras.
Tudo isso fará com que você se mantenha ativo, sem parar de se movimentar e ainda sai da rotina com a possibilidade de achar uma nova atividade favorita!
Evite os horários de pico de calor
A luz do sol é mais forte entre 10h e 14h. Ao evitar esses horários, você irá garantir que não sofra desidratação e exaustão causados pelo calor em excesso. Então, dê preferência para treinar no início ou final do dia, quando as temperaturas são mais frias e frescas e o calor do sol é menos intenso.
Faça com moderação os treinos
A dica aqui é adotar estratégias que possam tornar seus treinos menos intensos, cansativos e mais confortáveis. Dessa forma, não irá sobrecarregar seu corpo no calor, não te deixando cansado, e você se sentirá mais produtivo e com disposição para realizar as atividades.
E não se preocupe que, ao fazer isso, o seu condicionamento físico não será afetado. Muito pelo contrário, isso irá permitir que você se adapte melhor às condições climáticas e sociais que podem aparecer durante o verão.
Não crie privações
Por fim, qualquer tipo de privação, seja ela alimentar, de modelos de atividades físicas, comportamento e outros, podem causar mais desânimo, perda de foco e motivação. Então, não se prive de nenhuma dessas coisas. Faça o que quiser, com equilíbrio e sem exageros, e garanta uma rotina mais alinhada com suas vontades, prazeres e felicidade. Só assim você conseguirá manter a motivação para treinar no verão e nas férias de final de ano.