Como limpar o ar-condicionado e o ventilador para evitar doenças
No calor, o ar-condicionado e o ventilador se tornam grandes protagonistas para amenizar as altas temperaturas. Mas, ao mesmo tempo em que eles podem aliviar o clima do ambiente, eles podem trazer prejuízos para a saúde, principalmente para o sistema respiratório. Por isso, veja agora como limpar o ar-condicionado e o ventilador para evitar problemas de saúde.
Leia mais: Calor intenso: como as altas temperaturas afetam o corpo e a saúde
A importância de limpar o ar-condicionado e o ventilador
De acordo com a Dra. Juliana Anauate, otorrinolaringologista do Hcor, não há problema em utilizar o ar-condicionado e o ventilador para amenizar o calor. No entanto, alguns cuidados ajudam a evitar problemas de saúde.
“Se o uso for feito de forma correta, não deverá acarretar maior predisposição de doenças no ambiente. Para isso, uma das medidas mais importantes é a limpeza dos aparelhos de ar-condicionado e das pás dos ventiladores. Dessa forma, evita-se a dispersão de partículas de poeira que poderiam estar acumuladas nos ventiladores e nos filtros dos aparelhos de ar-condicionado”, explica a especialista.
Em resumo, se os filtros não estiverem limpos, aumenta-se a chance de proliferação de bactérias e fungos, que serão lançados no ambiente.
Riscos para a saúde
O ar frio que sai pelo ar-condicionado pode ressecar as vias aéreas, dificultando o movimento dos cílios presentes nas mucosas do nariz, dos seios da face e das vias aéreas inferiores. O movimento desses cílios serve para ajudar a expulsar os possíveis invasores como vírus, bactérias e fungos e alérgenos como os ácaros, que entram pela respiração. Isso acarreta um aumento da chance de ocorrência de doenças respiratórias como gripes, sinusites, pneumonias e rinites alérgicas.
Como limpar e frequência
Existem normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento) sobre a limpeza do ar-condicionado. Para uso doméstico, recomenda-se a limpeza do filtro no mínimo a cada 2 meses. Já a parte interna, deverá ser feita por um técnico especializado a cada 6 meses. Além disso:
- Fazer a limpeza constante dos aparelhos e dutos por onde sai o ar e troca dos filtros periódica. Isso serve para os aparelhos domésticos, de ambientes públicos e de veículos em geral.
- Limpeza das pás dos ventiladores com pano úmido ou embebido em álcool.
- Manter o termostato do ar-refrigerado na temperatura entre 21ºC e 23ºC e evitar temperaturas extremas.
- Manter-se hidratado, beber uma quantidade adequada de água e lavar as vias aéreas com soro fisiológico para mantê-las limpas e hidratadas.
Fonte: Dra. Juliana Anauate, otorrinolaringologista do Hcor.