Como converter semanas em meses de gravidez
Muitas pessoas questionam porque se conta a gestação humana em semanas e não em meses. A seguir, entenda de uma vez por todas essa contagem e veja como converter semanas em meses de gravidez:
Por que se conta a gravidez em semanas?
Segundo o Dr. Antonio Julio Sales Barbosa, ginecologista e obstetra idealizador do Centro Paulista de Parto Natural, o costume de contar a gestação em meses vem de tempos remotos. Ou seja, em que a contagem do tempo em geral era feita pelas mudanças da lua e a gravidez deveria durar 10 meses lunares.
Além disso, o tempo ideal de uma gestação é de 280 dias, período em que o feto está totalmente formado morfológica e funcionalmente em todos os aspectos, estando pronto para nascer. Assim, tal número de dias corresponde exatamente a 40 semanas, o que torna a contagem semanal tecnicamente mais simples. “Durante a gravidez, o desenvolvimento fetal é marcado por eventos significativos que ocorrem, em grande parte, em semanas específicas, justificando assim a escolha desta maneira de se fazer o acompanhamento da gestação”, explica o médico.
Como converter semanas em meses de gravidez?
O obstetra afirma que fazer essa conversão não é interessante e pode ser, inclusive, confuso para acompanhar a gravidez. Assim, de toda forma, para aqueles que desejam compreender melhor essa “linguagem das grávidas”, pode-se considerar que a cada 4.4 semanas completa-se 1 mês, gerando a contagem a seguir:
Como calcular a idade gestacional?
Pode-se contar o tempo da gestação a partir da tabela gestacional, que utiliza como ponto de partida o 1º dia da última menstruação (DUM), acrescido de sete ou dez dias (a depender da contagem utilizada por cada médico), o que corresponderia a provável data da ovulação de uma maneira geral da população, uma vez que existem variações individuais. Assim, é determinado o tempo aproximado transcorrido desde a concepção até o momento do nascimento do bebê.
Leia mais: Como saber a data provável de nascimento do seu bebê
Fonte: Dr. Antonio Julio Sales Barbosa, ginecologista e obstetra idealizador do Centro Paulista de Parto Natural.