Como controlar e reverter a resistência à insulina

Bem-estar Saúde
05 de Outubro, 2023
Como controlar e reverter a resistência à insulina

Receber o diagnóstico de resistência à insulina nem sempre é fácil. No entanto, esse momento pode sinalizar que há tempo para realizar mudanças significativas no estilo de vida para evitar a diabetes. Mas dessa vez, a entrada na academia e a composição de um prato mais saudável precisam ir além do projeto verão e perdurar para a vida. A seguir, veja como controlar e reverter a resistência à insulina. 

Veja também: Canela pode controlar o açúcar no sangue para prevenir diabetes

Resistência à insulina: o que é?

Em linhas gerais, a resistência à insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, é provocada pelo ganho de peso e indica o começo da diabetes. Os sintomas mais comuns são: fadiga, inchaço, dificuldade de concentração, pressão alta e náuseas. 

Além de abrir espaço para uma possível doença grave, a resistência à insulina também aumenta o risco de pressão alta. O ganho de peso também tem um efeito negativo na saúde, já que o acúmulo de gordura abdominal pode liberar substâncias inflamatórias no corpo, o que contribui para o desenvolvimento de doenças crônicas. 

Por fim, se não houverem mudanças no estilo de vida, o diagnóstico de diabetes tipo 2 pode chegar de 10 a 15 anos.

Então, como controlar e reverter a resistência à insulina?

1 – Adote uma alimentação equilibrada

O primeiro passo para evitar o diagnóstico de diabetes é readequar a alimentação. Isso pode envolver reduzir a ingestão de alimentos e atentar-se a quantidade de carboidratos, já que eles aumentam a necessidade de insulina.

Como substituição, invista em uma alimentação saudável com alimentos minimamente processados, de preferência in natura. Portanto, frutas, legumes e verduras devem ter espaço garantido no cardápio. 

Nesse sentido, as fibras também contribuem com a digestão e controle da insulina. Por isso, leguminosas, cereais e hortaliças devem ser priorizadas. No lugar dos sucos, consuma as frutas naturais. 

Por fim, a composição de um prato saudável deve incluir pelo menos metade (2/4) de vegetais e/ou frutas, com preferência por uma variedade de cores. Dessa forma, o nutricionista Felipe França explica outra porção deve ser dedicada a proteínas magras, como peixe, frango, ovos ou tofu, para manter a massa muscular e a energia. O último quarto do prato pode ser preenchido com grãos integrais, como arroz integral ou quinoa, que fornecem fibras e nutrientes essenciais.

2 – Pratique exercícios físicos 

A atividade física tem um efeito poderoso no controle da insulina: ela é capaz de aumentar a sensibilidade à insulina nas células do corpo. Portanto, quando uma pessoa se exercita, é preciso menos insulina para manter os níveis de açúcar no sangue sob controle. 

De acordo com um estudo publicado pelo PubMed Central, pacientes pré-diabéticos que praticavam exercícios de intensidade moderada aumentaram a sensibilidade à insulina em 51%. Já aqueles que praticaram atividades de alta intensidade aumentaram 85%. Portanto, não há como ter avanços significativos sem atividades físicas. Nesse sentido, vale investir em atividades como musculação, treinos aeróbicos e funcionais.

3 – Faça mudanças duradouras 

Para reverter o quadro de resistência à insulina, é necessário ter constância da mudança de hábitos. Portanto, comece com metas possíveis e vá organizando a sua rotina até que os novos hábitos sejam incorporados.

4 – Mantenha o acompanhamento médico 

Com ajuda especializada, você saberá exatamente qual caminho trilhar para evitar o diagnóstico de diabetes e manter o controle da insulina. Por isso, mantenha os check-ups médicos frequentes, além de manter o acompanhamento nutricional.

Fonte:

Alimentação e Movimento
Uma alimentação equilibrada pode potencializar os resultados do seu treino! Assine o Clube Vitat Cuida e garanta descontos exclusivos em consultas com nutricionistas, farmácias, exames laboratoriais e manipulados.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva