7 razões para começar o dia com uma caminhada

14 de outubro, 2019

Ao acordar pela manhã, exercícios físicos podem não ser prioridade. Mas, começar o dia com uma caminhada – seja na vizinhança, em uma parte do trajeto para o trabalho ou na academia – pode oferecer uma série de benefícios à saúde.

Tem preguiça de acordar cedo para caminhar? Listamos sete motivos que vão fazer você mudar de ideia:

Aumenta a energia

Começar o dia com uma caminhada pode dar mais energia ao longo do dia – principalmente quando se caminha ao ar livre.

Estudos do Departamento de Ciências Clínicas e Sociais em Psicologia, da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, mostraram que adultos que caminharam por 20 minutos ao ar livre experimentaram mais vitalidade e energia do que aqueles que caminharam por 20 minutos em ambientes fechados.

Já outra pesquisa da Universidade de Georgia, também nos Estados Unidos, comprovou que 10 minutos de caminhada na escada eram mais energéticos do que uma xícara de café para 18 mulheres que se sentiam privadas de sono.

Leia também: 8 motivos para se exercitar logo pela manhã

Melhora o humor

Também há benefícios fisiológicos em caminhar pela manhã. Uma caminhada pode ajudar a:

  • Aumentar o humor;
  • Evitar a fadiga;
  • Aliviar os sintomas de depressão ou reduzir o risco de depressão.

Para obter melhores resultados, tente caminhar por 20 a 30 minutos pelo menos cinco dias por semana.

Ajuda a emagrecer

Andar de manhã pode ajudar a atingir a meta de emagrecimento. Andar em um ritmo moderado por 30 minutos pode queimar até 150 calorias. Combinada com uma dieta saudável e treinamento de força, a caminhada ajuda a perder peso.

Fortalece os músculos

Caminhar pode ajudar a fortalecer os músculos das pernas. Para obter melhores resultados, caminhe em um ritmo moderado a rápido. Tente mudar a rotina e subir escadas, subir e descer ladeiras ou andar em uma inclinação na esteira.

Aumenta a concentração 

Uma caminhada matinal pode ajudar a melhorar a clareza mental e capacidade de se concentrar ao longo do dia. Um estudo recente da Escola de Ciências Humanas da Universidade de Western, em Perth, na Austrália, descobriu que, entre os adultos mais velhos, aqueles que começaram o dia com uma caminhada matinal melhoraram sua função cognitiva, em comparação com aqueles que permaneceram sedentários.

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Melhora o sono

Caminhar cedo pode ajudar a dormir melhor à noite. Um estudo de 2017 da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Tóquio, no Japão, observou idosos com idades entre 55 e 65 anos que estavam tendo dificuldade em adormecer ou que viviam com insônia leve.

Aqueles que caminhavam de manhã versus a noite experimentaram melhor qualidade do sono. Mais pesquisas são necessárias para determinar porque o exercício matinal pode ser melhor para dormir do que o exercício noturno.

Ajuda a fazer escolhas saudáveis ao longo do dia 

Começar o dia com uma caminhada pode impulsionar escolhas mais saudáveis ​​ao longo do dia. O dia começou com o pé direito, e você pensará duas vezes antes de trocar a salada por um hambúrguer –  não vai querer desperdiçar o esforço de ter acordado cedo para depois comer algo gorduroso. 

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