Cinesiofobia: O medo de sentir dor com qualquer movimento
Sentir algum tipo de dor é uma das certezas que temos na vida. Afinal, desde que somos crianças temos experiências com a dor, o que gera uma memória ruim em nosso cérebro e, consequentemente, o medo. Mas quando esse medo é demasiado, pode ser que você tenha cinesiofobia.
A cinesiofobia é o medo excessivo e irracional de realizar qualquer movimento. Dessa maneira, na maioria dos casos, a cinesiofobia está associada a baixos níveis de atividade física e dor crônica no corpo.
Assim, uma pessoa com cinesiofobia evita ao máximo se movimentar e opta por ficar imóvel. Há o pensamento de que alguns movimentos podem causar lesões e isso acaba virando um ciclo vicioso de sedentarismo e inatividade física. Além disso, pessoas com essa condição mostram maiores níveis de dor, incapacidade, sofrimento emocional e baixa qualidade de vida.
Geralmente, o efeito nocebo acompanha a cinesiofobia, que consiste no ato de gerar uma expectativa negativa, acreditando que aquilo o fará piorar. Portanto, o efeito nocebo gera ansiedade e interpretações corporais contrárias. Como por exemplo, passar por experiências onde o estímulo não é prejudicial, mas a pessoa tende a pensar que a dor é intensa.
Leia também: Alongamentos e exercícios para quem tem dor nas costas
Como tratar
Em primeiro lugar, o diagnóstico precisa ser feito para que haja um tratamento eficaz. Desse modo, para lidar com a condição existem diversas alternativas que irão auxiliar o comportamento do paciente.
O mais importante é romper o ciclo vicioso com o acompanhamento de uma equipe interdisciplinar para melhorar a qualidade de vida. Ademais, é fundamental mudar este comportamento através de atividades físicas com progressão lenta, onde você não irá sentir dor após a execução dos mesmos. A fisioterapia também é uma ótima opção.
Leia também: Crioterapia: Conheça o tratamento com gelo que reduz as dores