Coçar o olho pode causar ceratocone e perda severa da visão
Você já parou para se perguntar quantas vezes coça o olho durante o dia? Esse hábito, que é tão comum, pode ser perigoso para a saúde dos olhos e resultar em uma doença chamada ceratocone.
Recentemente, o influencer Juan Guedes expôs para seus seguidores que foi surpreendido após o diagnóstico da doença. Ele conta que teve uma perda severa da visão, pois tinha o costume de coçar os olhos, principalmente após crises de rinite.
@juanpguedesestou ficando cego
O que é ceratocone?
A ceratocone é uma doença ocular degenerativa que afeta a forma e a espessura da córnea. De acordo com o oftalmologista especializado em ceratocone, Tiago César Pereira Ferreira, não há cura.
“Ocorre uma protuberância em forma de cone na área onde a córnea é mais fina – normalmente no centro ou inferior. Essa alteração, geralmente, leva à visão turva e mudanças frequentes no grau dos óculos e lentes de contato”, explica o médico.
Para casos mais leves, o controle da evolução da doença pode ser feito com óculos ou lentes de contato específicas. Já em casos mais graves, o paciente é submetido a uma cirurgia.
Assim, quando não tratada, a ceratocone pode agravar a perda da visão. Cerca de 10 a 25% dos pacientes podem apresentar diminuição da visão e cicatrizes graves o suficiente para justificar um procedimento de transplante de córnea.
Sintomas da ceratocone
Os sintomas podem variar entre cada pessoa. Mas os mais comuns, segundo Tiago, incluem:
- Agravamento da miopia;
- Astigmatismo irregular;
- Visão embaçada, com piora durante o período noturno;
- Fotofobia (sensibilidade à luz);
- Visão dupla;
- Irritação nos olhos.
Dessa maneira, o oftalmologista lembra que a condição, na maioria das vezes, é indolor. “Qualquer desconforto persistente na região dos olhos deve ser avaliado pelo médico. Vermelhidão, sensação de olho seco, coceira persistente… tudo isso pode ser um sinal de alerta para diversas doenças oftalmológicas”, diz.
Leia também: Melhores alimentos para a saúde dos olhos
Causas
A causa exata para a ceratocone é desconhecida. Mas, ainda de acordo com Tiago, uma conjunção de fatores resulta num defeito estrutural do colágeno com afinamento e irregularidade da córnea.
“Fatores ambientais, comportamentais e genéticos se combinam para o aparecimento do ceratocone. Assim, o ato de coçar os olhos é um dos fatores agravantes mais comuns já conhecidos”, ressalta.
Além disso, a ceratocone é mais comum em pacientes com Síndrome de Down, Síndrome Marfan e amaurose congênita de Leber.
Tratamento
Após o diagnóstico, o tratamento é feito de acordo com o nível de gravidade. O oftalmologista entrevistado explica que os casos leves são tratados com óculos ou lentes de contato gelatinosas. Outra opção são as lentes de contato rígidas permeáveis a gás (duras), para fornecer a melhor visão.
“Quando as lentes de contato rígidas são necessárias, mas não são toleradas pelo paciente, outros procedimentos podem ser considerados. Como por exemplo, o crosslinking, que fortalece a estrutura do colágeno da córnea, evitando a progressão da degeneração”, informa o especialista.
Para os níveis mais avançados de perda da visão o médico pode recomendar cirurgia e implante de segmentos de anel dentro da córnea, a fim de amenizar o formato do cone.
“A cirurgia refrativa não é recomendada para pacientes com ceratocone, pois pode contribuir com o afinamento da córnea” comunica Tiago.
Riscos de coçar o olho
Apesar de parecer um hábito inofensivo, coçar os olhos pode trazer diversos problemas. Como por exemplo, infecções das pálpebras, conjuntivites, infecções oculares e até mesmo o ceratocone.
“Algumas pessoas desenvolvem esse hábito e a chance de surgir algum tipo de lesão é altíssima. Mesmo coçar o olho esporadicamente, quando surge algum incômodo ou há o contato com algum corpo estranho, é danoso e pode trazer prejuízos à saúde dos olhos, imagine coçar com frequência”, lembra Tiago.
Além disso, o médico informa que pessoas alérgicas com rinite ou sinusite, por exemplo, devem manter a alergia sob controle. Ou seja, fazer os tratamentos e controlar os sintomas.
Por fim, confira algumas dicas que podem ajudar a não coçar os olhos:
- Evitar ter em casa objetos que acumulam poeira, como cortinas e tapetes. Opte por materiais menos aderentes e mantenha-os sempre limpos;
- Se a vontade de coçar os olhos estiver muito intensa, vale usar compressas frias;
- Umedecer o ambiente. Caso você não tenha um vaporizador em casa, use toalhas molhadas ou bacias de água quente;
- Manter os pelos dos animais de estimação bem aparados e o banho e tosa adequados.
Fonte: Tiago César Pereira Ferreira, oftalmologista especializado em ceratocone, lentes de contato, cirurgia refrativa e catarata.