Cárie é transmissível? Cirurgião-dentista explica
A cárie é uma doença que afeta a maioria da população mundial e, com muita frequência, atinge crianças, comprometendo a sua qualidade de vida. Mas, por ser tão comum, muitas pessoas tem dúvida se a cárie é transmissível ou não. Conversamos com o cirurgião-dentista Flávio Pinheiro para entender melhor o assunto. Confira.
A cárie é transmissível?
Muita gente tem dúvida se as cáries podem ser contraídas, inclusive, pelo beijo. No entanto, o especialista explica “que a cárie não é transmissível”. Logo, não é possível passar de uma pessoa para a outra. No entanto, Flávio conta que a cárie é uma doença complexa, polimicrobiana. “A lesão de cárie é observada apenas quando há um desequilíbrio no meio favorecendo a acidificação do biofilme dentário em decorrência do metabolismo dos carboidratos da dieta por micro-organismos residentes. Logo, não é razoável descrever a cárie como uma doença transmissível porque os seres humanos não têm a opção de possuírem uma cavidade bucal livre de microorganismos.”
Desse modo, Pinheiro também ponderou que a presença de micro-organismos é necessária, mas não é suficiente para o desenvolvimento das lesões de cárie.
Afinal, o que é a cárie?
A cárie consiste em uma infecção dos dentes que causa destruição dos tecidos calcificados do dente. Assim, o problema ocorre através de bactérias naturais presentes na boca que se acumulam formando placas difíceis de serem removidas em casa, causando dor e desconforto. Se não tratada, pode evoluir evoluir para um quadro mais grave, ocasionando a quebra de parte do dente. O principal sintoma da cárie é a dor de dente, porém, também existem outros sinais que você deve ficar atento:
- Dor nos dentes que piora ao comer ou beber algo frio ou quente;
- Presença de furinhos em um ou mais dentes;
- Manchas marrom ou brancas na superfície do dente;
- Pontinhos pretos no fundo do dente;
- Sensibilidade;
- Gengiva inchada e dolorida.
Leia mais: Cárie: entenda como a doença interfere no treino
Fonte: Flávio Pinheiro, ciurgião-dentista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Referência: ABO