Cápsulas mastigáveis: veja os benefícios para a saúde bucal

Saúde
01 de Abril, 2024
Cápsulas mastigáveis: veja os benefícios para a saúde bucal

Escova de dentes, fio dental, enxaguante bucal… esses são apenas alguns dos itens indispensáveis quando o assunto é saúde bucal. A novidade agora são as cápsulas mastigáveis. Elas contêm agentes como bicarbonato de sódio, flúor e outros ingredientes que ajudam a neutralizar ácidos, combater bactérias e refrescar o hálito. Mas será que elas podem podem ser uma alternativa para a higiene bucal quando não é possível escovar os dentes?

Leia mais: Escovas de dente podem trazer prejuízos à saúde bucal, segundo estudo

Cápsulas mastigáveis substituem a higienização bucal tradicional?

É unânime a opinião entre especialistas de que as cápsulas não substituem a escovação bucal. Desse modo, é importante usá-las como complemento para uma rotina completa de cuidados bucais.

Apesar de não dispensarem uma rotina adequada de higiene bucal, as cápsulas mastigáveis têm suas vantagens. Por exemplo, são fáceis de transportar e podem ser usadas em qualquer lugar, tornando-as convenientes para situações em que a escovação não é possível. Além disso, refrescam o hálito e  neutralizam ácidos na boca.

Riscos

As cápsulas mastigáveis para higiene bucal geralmente são seguras, mas há alguns possíveis riscos associados ao seu uso excessivo ou incorreto. Por exemplo:

  1. Desgaste do esmalte: Algumas cápsulas podem conter ingredientes abrasivos, como bicarbonato de sódio, que, se usados em excesso, podem causar desgaste do esmalte dos dentes;
  2. Excesso de flúor: Se as cápsulas contiverem flúor em quantidades excessivas e forem usadas em conjunto com outros produtos de higiene bucal que também contenham flúor, pode ocorrer fluorose dentária, que é uma condição em que os dentes desenvolvem manchas brancas devido ao excesso de flúor;
  3. Dependência: O uso regular de cápsulas mastigáveis para higiene bucal não deve substituir a escovação e o uso de fio dental. Dependendo exclusivamente delas pode levar a uma falsa sensação de limpeza e descuido com a higiene bucal completa.

Por isso, o ideal é usar esses produtos com moderação para uma rotina completa de cuidados bucais.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

chás para desintoxicar o fígado
Alimentação Bem-estar Saúde

Como desintoxicar o fígado? Veja 5 melhores opções de chá

Confira as opções de bebidas quentes que trazem benefícios para a saúde hepática

homem sentado na cama, ao lado da cabeceira, com as mãos na cabeça, tendo dificuldade para dormir
Bem-estar Saúde Sono

Problemas para dormir? Estudo relaciona a qualidade do sono com condições crônicas

A irregularidade do sono está diretamente relacionada ao risco aumentado de doenças crônicas, como obesidade.

bruxismo
Saúde

Bruxismo: será que você tem? Veja principais tratamentos

Bruxismo, o ato involuntário de ranger os dentes, pode afetar até quem não imagina conviver com ele. Veja como descobrir se é o seu caso