Câncer no joelho: quais são, sintomas e tratamento
Câncer no joelho? Pode parecer estranho, mas esta é a região corporal mais comum para o surgimento de osteossarcomas, um tumor maligno ósseo que acomete crianças e adolescentes.
E não é só: outros tipos de tumor também podem surgir no joelho, como o condroblastoma (um tumor benigno cujo pico de incidência é entre jovens na segunda década de vida), e o tumor de células gigantes tenossivial. Outros tumores ósseos malignos que podem acometer esta região – embora não seja a principal localização destes tumores – são o sarcoma de Ewing, o condrossarcoma, metástases ósseas e o mieloma múltiplo. Além disso, os joelho também pode ser acometido por sarcomas de tecidos moles, dentre eles o sarcoma sinovial.
A seguir, Suely Akiko Nakagawa, Head de Ortopedia e vice-líder do Centro de Referência de Sarcomas e Tumores Ósseos, do A.C.Camargo Cancer Center, fala mais sobre cânceres no joelho.
Leia também: Joelho estalando durante os treinos: é normal?
Sintomas e diagnóstico
Todos esses tumores e as infecções podem causar dor e aumento de volume na região do tumor. Assim, a febre e outros sinais inflamatórios, que são frequentes nos quadros de infecção, também podem ocorrer em alguns casos de tumores agressivos. Quanto mais agressiva for a lesão, maior é a velocidade de crescimento do volume tumoral.
Mas, pode haver também limitação para a movimentação desta articulação devido ao acúmulo de líquido, à dor ou ao tamanho do tumor, principalmente se ele comprometer a região intra-articular.
O diagnóstico é feito a partir da queixa clínica do paciente e de um exame físico. Havendo a suspeita, o médico pode pedir um exame de imagem – normalmente uma radiografia e uma ressonância nuclear magnética. Além disso, outros exames podem ser necessários, para avaliar a extensão e comprometimento do tumor localmente e à distância. O diagnóstico final é feito por meio de uma biópsia, juntamente com o exame anatomopatológico, quando é determinado o tipo de tumor.
Leia também: Lesões no joelho: confira as mais comuns
Como é o tratamento de câncer no joelho?
O tratamento depende das características do tumor. O tratamento do osteossarcoma convencional, por exemplo, é feito geralmente por meio da quimioterapia e cirurgia para retirada do tumor, seguida de nova quimioterapia.
Já o osteossarcoma parosteal é tratado exclusivamente por cirurgia.
Mas, seja qual for o tipo de câncer, o diagnóstico precoce é o cuidado mais importante, pois a doença pode ser fatal.
O diagnóstico tardio aumenta o risco de metástases, e o principal órgão de disseminação dos sarcomas, em geral, é o pulmão. Portanto, caso identifique um volume aumentado na região do joelho, dores e outros sintomas, procure um médico o quanto antes.
Leia também: Fortalecer os joelhos: Conheça os melhores exercícios