Câncer de mama: o autoconhecimento é uma forma de prevenção
Você sabia que autoconhecimento é uma forma de prevenção do câncer de mama?
Conhecer detalhadamente as suas mamas, através do autoexame, facilita a percepção de qualquer alteração.
A mulher pode apalpar as mamas sempre que se sentir confortável, a qualquer tempo, sem nenhuma recomendação técnica específica ou periódica. Os dados oficiais mostram que é mais comum mulheres identificarem caroços no seio casualmente (no banho ou na troca de roupa).
Adicionar que além do autoexame e mesmo sem sintomas, mulheres a partir dos 40 anos precisam fazer anualmente o exame clínico das mamas. Aquelas entre 50 e 69 anos, no caso de baixo risco, se submetam a mamografia, pelo menos, a cada dois anos.
Para fazer corretamente o autoexame da mama é importante fazer a avaliação em 3 momentos diferentes:
- Frente ao espelho
- Em pé
- Deitada na cama
Para fazer corretamente, siga os seguintes passos:
Em frente ao espelho: deve-se retirar toda a roupa e ver se tem alguma diferença na aparência dos seios, como caroços, relevos etc.
Faça isso em diversas posições, como braços levantados, abaixados e mãos na cintura. Observe os mamilos também; esprema e veja se sai alguma secreção, pois isso e dores são sinais de alerta.
Em pé: pode ser no banho, pois com a pele molhada e ensaboada, a mão desliza mais fácil, por isso é um ótimo lugar para fazer o seu autoexame.
Apoie o braço esquerdo sobre a cabeça e com a mão direita examine a mama esquerda. Não tenha pressa. Divida o seio em “setores” e certifique-se que cada um esteja sendo bem analisado. Movimentos circulares. É a polpa dos dedos que percebe melhor alterações, não as unhas.
Deitada na cama: coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para analisar a mama direita. Faça os mesmos movimentos que faria no chuveiro e apalpe as axilas também. Refaça todo o processo com a mama esquerda.
É importante estar atenta aos sinais como nódulos, inchaços, irregularidades, dor, secreção e inversão do mamilo. No caso de aparição de algum dos sintomas procure orientação do(a) seu(ua) médico(a) ginecologista.
Prevenir é um ato de amor com você, com seu corpo e todos que te amam!