Como evitar os calos nas mãos gerados pela musculação
A prática de exercícios físicos está presente na vida de diversas pessoas, e pode trazer muitos benefícios para a saúde em geral. No entanto, os calos nas mãos são um dos efeitos indesejados, principalmente para quem faz musculação.
O que são calos?
Primeiro, é importante entender o que são os calos. De acordo com Patrick Ebber, Supervisor de musculação da rede de academias Evoque, eles são resultados do aumento de queratina (uma proteína de proteção) na pele, estimulada por um atrito ou sobrecarga.
“Na academia esse atrito acontece pelas barras ou máquinas, que na maioria das vezes são feitas com partes mais ásperas para evitar que escorregue pelas mãos e, assim, acelera o desenvolvimento dos calos. Com o contato repetitivo a pele fica mais grossa e a região do calo mais áspera, isso acontece pois é uma forma que o corpo se defende, entendendo que poderá acontecer uma lesão”, explica o profissional.
Embora sejam uma resposta natural do corpo à proteção da pele, eles podem ser desconfortáveis e até mesmo dolorosos.
Leia também: Cuidados dermatológicos que quem malha deve ter
Como evitar os calos nas mãos?
O especialista entrevistado pela Vitat ressalta que existem algumas práticas que podem ajudar a evitar a formação dos calos nas mãos.
Um dos principais é utilizar straps ou luvas para diminuir o contato direto entre as barras e a pele. As luvas ajudam a reduzir o atrito e a pressão excessiva sobre a pele, minimizando a formação de calos. Além disso, elas também absorvem o suor, proporcionando uma melhor aderência e conforto durante os exercícios.
Além disso, a hidratação também pode ser uma maneira de evitar os calos. Aplique um creme hidratante nas mãos regularmente, especialmente antes e após os treinos. A hidratação adequada ajuda a manter a pele macia e flexível, reduzindo o risco de atrito e formação de calosidades. E clado, beber bastante água para manter o corpo hidratado de dentro para fora, o que também beneficia a saúde da pele.
“Quando tivermos algum calo, para tirá-lo é muito simples, podemos usar esfoliantes para esfregar no local, ou produtos hidratantes para massagear”, finaliza Patrick.
Fonte: Patrick Ebber, Supervisor de musculação da rede de academias Evoque.