Bruna Griphao sofre com intestino preso: por que isso acontece?

Saúde
18 de Janeiro, 2023
Bruna Griphao sofre com intestino preso: por que isso acontece?

Nesta terça-feira (17), a atriz Bruna Griphao, participante do BBB 2023, contou para os brothers que está com o intestino preso há 12 dias. Ela explicou que costuma ter dificuldade para ir ao banheiro quando está fora de casa. 

“Pô gente, eu tô bem bolada com esse lance de ir ao banheiro. Sabia? Eu tô preocupada”, desabafou Bruna. Inclusive, a atriz contou que uma vez viajou para São Paulo e precisou voltar para o Rio de Janeiro para fazer suas necessidades fisiológicas.

Bruna Griphao: causas da prisão de ventre

A prisão de ventre que Bruna Griphao sofre, é tão comum quanto parece. Segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia, cerca de 20 milhões de pessoas ficam vários dias sem ir ao banheiro e sofrem os desconfortos do problema. 

As causas do intestino preso são diversas, incluindo sedentarismo, dieta pobre em fibras, pouca hidratação e até mesmo estresse e ansiedade. O “aceitável” é ficar até três dias sem evacuar, caso passe disso, você deve buscar ajuda médica.

Chás para soltar o intestino: laxantes naturais

Algumas plantas e ervas são conhecidas por “soltarem” o intestino, e por isso, muita gente as usa em momentos de sufoco. Mas é sempre bom lembrar: elas não devem substituir os hábitos saudáveis já citados, e nem a consulta médica.

Além disso, cuidado com o uso indiscriminado de ervas. Isso porque algumas substâncias, mesmo que naturais, podem ser contraindicadas para grupos específicos, ou provocar efeitos adversos se consumidas em excesso. Consulte sempre um especialista antes de introduzir um ingrediente novo no cardápio.

Leia também: Novo tratamento para incontinência urinária e prisão de ventre

Chá de ene

Estimula os movimentos intestinais sem gerar gases. Possui senosídeos, mucilagens e flavonoides na sua composição, que têm efeito laxante mais leve.

Ingredientes:

  • 0,5g de folhas secas de sene;
  • 250ml de água.

Modo de preparo:

Primeiramente, coloque a água para ferver. Assim que borbulhar, desligue o fogo, adicione as folhas, abafe e aguarde cinco minutos. Por fim, coe e beba.

Mas, cuidado: o sene é contraindicado para grávidas e lactantes, crianças com menos de 12 anos e em casos de prisão de ventre crônica, problemas intestinais como obstrução e estreitamento do intestino, ausência de movimentos intestinais, doenças inflamatórias intestinais, dor abdominal, hemorroida, apendicite, no período menstrual, infecção urinária ou insuficiência hepática, renal ou cardíaca.

Chás para soltar o intestino: frângula

Rico em glucofrangulina, um composto com propriedades laxativas. Além disso, pode aumentar a hidratação das fezes e potencializar o funcionamento do intestino.

Ingredientes:

  • 1 col (sopa) de casca de frângula;
  • 1L de água.

Modo de preparo:

Primeiramente, coloque a água para ferver. Assim que borbulhar, adicione as cascas e aguarde cinco minutos. Por fim, coe e beba.

Não deve ser usado durante a gravidez e em casos de colite ou úlceras.

Chá de psyllium

A semente desta planta possui fibras solúveis que ajudam na formação das fezes e na regularização do intestino, mantendo a saúde digestiva geral.

Ingredientes:

  • 3g de sementes de psyllium;
  • 100ml de água fervente.

Modo de preparo:

Primeiramente, coloque a água para ferver. Assim que borbulhar, desligue o fogo, adicione as sementes, abafe e aguarde cinco minutos. Por fim, coe e beba.

O psyllium não deve ser usado durante a gravidez, amamentação e por crianças com menos de 12 anos de idade.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de uma caderneta de vacinação com uma seringa
Saúde

Caderneta de vacinação em dia ajuda a evitar surtos de doenças

Especialistas alertam que a vacinação é um pacto de saúde coletivo

Chá de folha de mamão e dengue
Saúde

Chá de folha de mamão e dengue: é falso que bebida combate a doença

Não existem evidências científicas de que a bebida possui propriedades medicinais no tratamento da doença

vitamina B e dengue
Saúde

Vitamina B previne a picada do mosquito da dengue?

Sem comprovação científica, a técnica popular pode levar a população a uma falsa sensação de segurança