Boca amarga pode ser câncer?

Saúde
09 de Abril, 2024
Boca amarga pode ser câncer?

A boca amarga pode ter inúmeras causas. A principal delas é a má higiene bucal. Além disso, a xerostomia, condição que caracteriza a boca seca, também pode causar esse sintoma, assim como questões hormonais. É comum, por exemplo, mulheres grávidas relatarem que estão com a boca amarga. De todo modo, é mito que boca amarga pode ser sinal de câncer. Entenda agora o porquê.

Leia mais: Boca seca (xerostomia): o que pode ser e como tratar?

Afinal, por que a sensação de boca amarga não pode ser câncer?

O câncer raramente causa alterações do paladar ou gosto amargo na boca. No entanto, a radioterapia para o tratamento do câncer de cabeça e pescoço pode danificar as papilas gustativas, causando boca seca e dor na boca e garganta. Estes sintomas podem piorar o sabor amargo.

Para evitar essas alterações no paladar, especialistas recomendam mascar chiclete de menta sem açúcar ou gengibre para mascarar o sabor amargo ou metálico na boca. Além disso, fazer bochechos com bicarbonato de sódio antes das refeições para ajudar a neutralizar o gosto ruim na boca.

Principais causas de boca amarga

  • Infecções orais, como aftas, herpes e candidíase oral.
  • Cáries dentárias ou problemas na gengiva
  • Tabaco e álcool
  • Alimentação inadequada
  • Uso de medicamentos como antibióticos, antidepressivos e suplementos vitamínicos.
  • Boca seca
  • Problemas de saúde, como refluxo, infecções respiratórias, como sinusite ou gripe, bem como problemas no fígado, como hepatite e cirrose. Além disso, diabetes.
  • Má higiene bucal

Como aliviar os sintomas?

Caso você note um gosto ruim na boca que não passa depois de um certo tempo, procure um médico ou dentista. Assim, o profissional pode verificar a condição clínica, histórico e outros sintomas para diagnosticar as causas do problema. Se o problema que causa o gosto ruim na boca for mais simples, o tratamento pode incluir pequenas mudanças na rotina. Por exemplo, intensificar a hidratação, se alimentar de forma saudável ou até substituir ou interromper o uso de medicamentos que podem causar esse gosto na boca.

Referência: Instituto de Câncer de Brasília.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Tratamento para esquizofrenia
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Tratamento para esquizofrenia: como funciona?

A adesão ao tratamento é essencial para evitar recaídas e garantir uma vida independente e produtiva

O que é esquizofrenia
Bem-estar Equilíbrio Saúde

O que é esquizofrenia?

Sintomas incluem alucinações e isolamento social

Saúde

Como criar novos hábitos?

Instalando hábitos novos Quando queremos mudar nossa vida fica muito mais fácil focar em instalar novos hábitos do que em eliminar os hábitos antigos. É mais