Você está em boa forma? Faça esse teste de Harvard para saber

Bem-estar Movimento
12 de Maio, 2020
Você está em boa forma? Faça esse teste de Harvard para saber

Existem diversas maneiras para saber se você está realmente em boa forma. O condicionamento físico pode ser medido por parâmetros como peso, capacidade de correr muitos quilômetros ou se você pode fazer 10 flexões. No entanto, a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, disponibilizou um teste de aptidão para identificar de maneira simples se você está em forma ou não.

O teste se baseia em como você consegue ficar bem em uma posição sentada. Mas, é importante lembrar que este teste não é recomendado para todos. Por exemplo, quem tem dor no joelho, artrite ou outro tipo de limitação teria dificuldade para fazer o teste com pouca ou nenhuma assistência.

Você está em boa forma? Faça o teste!

Comece sentando-se no chão com as pernas cruzadas ou retas. Em seguida, levante sem ajuda das mãos, braços ou joelhos, apenas utilizando as pernas.

Depois, faça o teste novamente. Mas, desta vez avalie seu esforço. Comece com uma pontuação de 10 e subtraia um ponto se você precisou usar algum destes apoios para conseguir levantar:

  • Mão
  • Joelho
  • Antebraço
  • Uma mão no joelho ou na coxa
  • Usou o lado da sua perna
  • Perdeu o equilíbrio a qualquer momento

Assim, se você se sentou sem problemas, mas teve que usar a mão ou o joelho para se levantar, retire um ponto. Se você conseguir sentar e ficar em pé sem ajuda, irá obter um número 10. Se não conseguiu se levantar, sua pontuação é zero. 

O que o teste nos diz

em forma

O movimento de sentar e levantar diz muito sobre sua força atual, flexibilidade e bem-estar em geral.

Isso porque a realização do teste exige força das pernas e do tronco, equilíbrio, coordenação e flexibilidade.

Contudo, ter dificuldade não significa necessariamente que você está fora de forma. Portanto, pense nisso como uma maneira de descobrir as áreas de sua saúde física que você deve abordar nos treinos e alongamentos.

Dito isso, mesmo que você tenha ido razoavelmente bem no teste, pratique-o regularmente para encontrar os pontos fracos. 

Leia também: Exercícios que diminuem a ansiedade para fazer em casa

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher praticando chutes em um ringue com seu treinador
Bem-estar Movimento

Kickboxing: tudo o que você precisa saber sobre a modalidade

O esporte de combate desarmado em pé que combina técnicas de soco e chutes

Divertida Mente
Bem-estar Equilíbrio

Divertida Mente: psiquiatra explica por que ansiedade é cada vez mais comum

O filme destaca o surgimento da ansiedade na mente humana, em meio às reflexões da formação dos múltiplos sentimentos

jejum intermitente efeito
Alimentação Bem-estar

Quantas horas de jejum intermitente são necessárias para ter efeito?

Há muitas formas de praticar o jejum e seus efeitos também variam. Entenda