Benefícios do exercício físico para pacientes com câncer
A prática de exercícios é importante para a saúde física e mental de todos. Sabemos que iniciar uma academia, por exemplo, não é uma tarefa fácil, precisa de motivação e força de vontade. Para pessoas com câncer, atividades físicas são uma ótima opção para melhorar o cansaço e a fadiga.
Câncer é o crescimento desordenado de células que invadem os órgãos e tecidos. Quando essas células doentes se espalharem para outras regiões do corpo, ocorre o que chamamos de metástase. Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), a fadiga relacionada ao câncer é uma sensação persistente de cansaço ou exaustão e atinge mais de 75% dos pacientes.
Micheline Oliveira, médica especialista em exercício e esporte, explica que a prática diária de algum exercício físico reduz a fadiga e ajuda no ganho de massa muscular, inclusive em pacientes oncológicos.
Leia também: Melhores exercícios físicos, de acordo com Harvard
“Esse tipo de cansaço do corpo e do cérebro não melhora com repouso. Muito pelo contrário. A inatividade leva à perda de massa muscular, o que faz com que o paciente fique ainda mais indisposto. Um programa de exercícios aeróbicos ajuda o paciente a se sentir melhor e a diminuir a fadiga. É importante lembrar que todo exercício precisa ser monitorado por um profissional e feito de acordo com cada pessoa”, alerta.
Dicas para reduzir a fadiga durante a fase de tratamento
- Estabeleça uma rotina que dê para encaixar a prática de exercícios físicos diariamente;
- Faça uma pausa entre os exercícios e séries;
- Beba água;
- A menos que seja indicado o contrário, mantenha uma dieta equilibrada, que inclua proteínas;
- Faça exercícios que dão prazer – a fase de tratamento já é um período difícil, por isso, escolha o que te dê vontade de fazer, o importante é se exercitar;
- Inclua em sua rotina técnicas de relaxamento para a redução do estresse;
- É importante ter sempre o acompanhamento de um profissional durante a prática das atividades;
Quais são os benefícios?
Seguir uma rotina de exercícios facilita o adormecer e melhora a qualidade do sono. Traz também disposição, diminui a dor por meio de substâncias analgésicas liberadas pelo esporte e ainda ajuda no condicionamento físico.
“A endorfina produzida pela atividade física tem uma potente ação analgésica, e quando é liberada, traz uma sensação de bem-estar, conforto, melhora o humor e traz a alegria. Sensações muito boas e necessárias para pacientes que passam por um período difícil”, conta a médica.