Benefícios da pílula anticoncepcional: confira os principais e os cuidados
Um dos métodos contraceptivos mais populares, a pílula anticoncepcional tem diversos benefícios que vão além da proteção contra a gravidez inesperada. De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), cerca de 25% das mulheres brasileiras¹ que fazem contracepção optam pela pílula.
Neste conteúdo, você irá conferir os tipos, vantagens da pílula anticoncepcional e tudo o que precisa saber para utilizá-la com segurança.
Veja também: Afinal, é possível engravidar fora do período fértil?
Principais tipos de pílulas anticoncepcional
Todas as pílulas possuem uma baixa concentração de hormônios que atuam na ovulação. Estes hormônios afinam o endométrio e alteram o muco do colo uterino, fatores que dificultam a fecundação do óvulo.
Algumas pílulas possuem estrogênio e progesterona na composição. Contudo, apesar de entregar muitos benefícios, essa opção está relacionada ao aumento de casos de trombose em algumas mulheres².
Em contrapartida, a ciência evoluiu e hoje há alternativas que eliminam a probabilidade de desenvolver trombose³.
É o caso das pílulas feitas apenas com drospirenona, um tipo de hormônio feminino que também atua na redução do fluxo menstrual da mulher e na melhora da incidência de possíveis escapes durante o ciclo.
A seguir, veja as vantagens e recomendações da nova fórmula do anticoncepcional oral.
Benefícios da pílula anticoncepcional
Prevenção da gravidez
É a principal vantagem de toda contracepção oral, incluindo a versão com drospirenona isolada. Quando utilizada de forma correta, a pílula apresenta apenas 0,3% de risco de gravidez (4). Ou seja, oferece alta eficácia e segurança para mulheres.
Liberdade na rotina
Muitas mulheres se queixam do fluxo intenso e de escapes de sangue ao longo do ciclo menstrual. Isso pode acontecer com quem não faz uso da pílula.
Ao consumir a pílula anticoncepcional, o padrão de sangramento se regula e diminui até mesmo a incidência dos escapes5. Tal benefício se estende à nova geração de pílulas com drospirenona isolada.
Como resultado, é possível ter uma rotina sem interrupções e com sangramento programado. Afinal, uma grande parcela de mulheres adia compromissos e deixam de usar algumas roupas por causa do sangramento menstrual intenso.
Melhora da saúde da pele
Talvez um dos grandes benefícios da pílula anticoncepcional, como as que contêm drospirenona seja o controle da acne e da oleosidade. Por esse motivo, muitos dermatologistas recomendam o uso do medicamento como aliado do tratamento contra a acne.
Menor exposição hormonal
Esta vantagem é exclusiva para as pílulas com 4 mg de drospirenona. Elas oferecem menos exposição hormonal, pois contêm apenas um tipo de hormônio.
A forma de consumi-la também é diferente: durante 28 dias são consumidos 1 comprimido por dia, de forma ininterrupta. Os primeiros 24 comprimidos contêm o drospirenona e os 4 comprimidos verdes são de placebo. É durante o uso destes comprimidos que se espera sangramento, caso ele ocorra (6). Em geral, as pílulas com hormônios combinados exigem o uso por 21 dias ininterruptos e 7 dias de pausa.
Segurança para lactantes e adolescentes
Anticoncepcionais com drospirenona não apresentam contraindicações em adolescentes e mulheres saudáveis que estão amamentando (5).
Cuidados ao utilizar a pílula anticoncepcional
Embora os benefícios se sobreponham aos riscos, é importante ter a avaliação de um médico ginecologista para avaliar se há alguma restrição para você. Afinal, como todo medicamento, certos grupos precisam evitar o comprimido anticoncepcional.
Por exemplo, a pílula de drospirenona não é indicada para mulheres com histórico de doenças cardiovasculares, diabetes ou com predisposição/ antecedente de trombose. Então, nunca pratique a automedicação.
Referências:
- FEBRASGO – A evolução da pílula (febrasgo.org.br) – acesso em 16/11/2022.
- Kiley J, Hammond C. Combined oral contraceptives: a comprehensive review. Clin Obstet Gynecol. 2007;50(4):868-77.
- Lidegaard Ø, Nielsen LH, Skovlund CW, Skjeldestad FE, Løkkegaard E. Risk of venous thromboembolism from use of oral contraceptives containing different progestogens and oestrogen doses: Danish cohort study, 2001-9. BMJ. 2011;343:d6423.
- EINSTEIN – Métodos contraceptivos: Você conhece todas as suas opções? (einstein.br) – acesso em 16/11/2022.
- Palacios S, Colli E, Regidor PA. Multicenter, phase III trials on the contraceptive efficacy, tolerability and safety of a new drospirenone-only pill. Acta Obstet Gynecol Scand. 2019;98(12):1549-57.
- A double-blind study comparing the contraceptive efficacy, acceptability and safety of two progestogen-only pills containing desogestrel 75 micrograms/day or levonorgestrel 30 micrograms/day. Collaborative Study Group on the Desogestrel-containing Progestogen-only Pill. Eur J Contracept Reprod Health Care. 1998;3(4)