Benefícios da cruzadinha e sudoku para a mente

20 de fevereiro, 2020

Em dias tediosos e chuvosos, as pessoas acabam passando a maior parte do tempo jogando cruzadinha e sudoku. Mas, você sabia que há benefícios mentais em preencher os números e letras corretas nas grades desses jogos?

De acordo com estudo realizado por britânicos da Universidade de Exeter, no Reino Unido, esses jogos mentais podem ajudar a manter o cérebro mais jovem, independente da idade. 

Como foi feito o estudo

O estudo, publicado no International Journal of Geriatric Psychiatry, analisou 19 mil participantes entre as idades de 50 e 93 anos. Os entrevistados deveriam completar uma série de 10 testes cognitivos todos os dias durante uma semana. Eles também deviam informar a frequência com que resolviam quebra-cabeças em sua vida diária.

Leia também: Por que os adultos também precisam de brincadeira?

Logo após, os pesquisadores descobriram que os participantes que se envolveram diariamente com quebra-cabeças de palavras tiveram um bom desempenho. Bem como pessoas 10 anos mais jovens. 

Há muito tempo os cientistas acreditam que jogos mentais como a cruzadinha podem melhorar a função cerebral e proteger a mente do declínio cognitivo. 

Os pesquisadores disseram que quanto mais as pessoas se envolvem com jogos mentais, como cruzadinhas e sudoku, maior é o desempenho em várias tarefas que avaliam memória, atenção e raciocínio. 

Além disso, aqueles que praticam cruzadinha e sudoku regularmente têm cérebros que podem funcionar melhor por mais tempo, acrescentando que os participantes que nunca jogaram quebra-cabeças ou jogos mentais tiveram resultados mais baixos nos testes.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.