Seu filho não gosta de beber água? Confira dicas para incentivar a prática 

Gravidez e maternidade Saúde
11 de Abril, 2023
Seu filho não gosta de beber água? Confira dicas para incentivar a prática 

Ensinar hábitos saudáveis para crianças não é uma tarefa fácil. Exige paciência, estratégia e criatividade para engajar os pequenos a fazerem boas escolhas logo cedo. Apesar disso, a jornada não precisa ser tão dolorosa. Quanto antes as crianças aprenderem sobre a importância de priorizar a saúde através de micro hábitos, melhor para a saúde delas. Além disso, esse costume ajudará na construção de uma rotina mais saudável na fase adulta. A seguir, confira dicas de como incentivar o seu filho a beber água na infância. 

Veja também: Suor infantil: Crianças podem usar desodorante?

Beber água na infância: confira dicas para incentivar o seu filho 

Deixe a água disponível 

Em primeiro lugar, é necessário deixar a água de fácil acesso para as crianças. Isso evitará que elas tenham que pedir água a um adulto ou acabem ignorando essa necessidade. Por isso, compre uma garrafa de água exclusivamente para o seu filho e crie o hábito de levá-la a todos os lugares que ele frequenta, como parquinho, escola, dentro de casa ou em passeios. 

Ensine pelo exemplo 

Crianças tendem a repetir os hábitos dos seus pais e das pessoas com quem elas passam mais tempo. Por isso, uma das principais formas de incentivo à beber água é demonstrar o seu próprio exemplo. Além disso, é interessante usar o momento que você for beber água para oferecê-la também ao seu filho. 

Beber água na infância: Crie pequenos hábitos 

Para estimular a prática constante de beber água, relacione o hábito a algumas tarefas do dia a dia. Por exemplo, sempre que o seu filho for ao banheiro, ofereça água logo em seguida. A mesma prática pode acontecer ao finalizar uma brincadeira, depois de chegar da escola etc. Escolha diversos momentos durante o dia para incentivar o seu filho. 

Invista em água aromatizada

Essa é uma boa opção para as crianças que são mais resistentes ao consumo de água. Contudo, ao preparar a água aromatizada, selecione apenas produtos naturais, sem conservantes ou corantes. Assim, a ideia é usar a criatividade para oferecer uma bebida fresca e colorida.

Estipule uma meta 

Por fim, use o marcador da garrafa para estipular a quantidade necessária a ser ingerida por dia. Confira abaixo a recomendação ideal de consumo de água, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria:

  • 0 a 6 meses: Até os 6 meses, os bebês devem tomar apenas leite materno. Bebês alimentados com leite artificial devem ingerir 700ml de água;
  • 7 a 12 meses: 800ml.
  • 1 a 3 anos: 1,2l.
  • 4 a 8 anos: 1,7l.
  • 9 a 13 anos: 2,4l.
  • 14 a 18 anos: 3,3l.

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria.

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

Com o tempo seco, endocrinologista dá dicas para enfrentar os sinais de desidratação
Saúde

Tempo seco: o que fazer ao enfrentar sinais de desidratação?

Diante do clima seco, da baixa qualidade do ar – agravada pelas queimadas – e das altas temperaturas, os sinais de desidratação tendem a se manifestar

Entenda porque dormir mal pode afetar a mente e diminuir sua produtividade
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Como dormir mal afeta a mente e reduz a produtividade

Descubra como a falta de sono impacta diretamente a saúde mental e reduz a produtividade, afetando funções como memória, concentração e tomada de decisões

Veja dicas de como acabar com a procrastinação e aumentar a produtividade
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Como acabar com a procrastinação: 7 dicas para aumentar a produtividade

Aprenda a organizar suas tarefas e a lidar com distrações para aumentar a produtividade no dia a dia com estas 7 dicas simples