Bebê empelicado: fotógrafa registra momento raro em Minas Gerais

Gravidez e maternidade Saúde
04 de Janeiro, 2023
Bebê empelicado: fotógrafa registra momento raro em Minas Gerais

Se você tem o costume de acompanhar as redes sociais, provavelmente viu a foto de um bebê numa espécie de “bolsa” enquanto rolava a tela do seu celular. O caso aconteceu nesta segunda-feira (02), durante o parto de Nicolas, em Muriaé, município de Minas Gerais, e vem impressionando diversas pessoas. As imagens mostram o bebê empelicado, fenômeno considerado raro.

Em nove anos de trabalho, a fotógrafa de partos Ludmila Gusman nunca tinha visto algo do tipo: “Foi tudo muito de repente, quando vi que o bebê estava ainda na bolsa, preparei os cliques imediatamente.”

O tema levantou muitas dúvidas, mas é importante ressaltar que o bebê passa bem. Ele nasceu de um parto cesárea com 3.380 kg e 51 cm.

Bebê empelicado: por que isso acontece?

De acordo com a obstetra Flávia do Vale, o bebê nasce empelicado quando vem ao mundo  dentro do saco amniótico intacto. Esse tipo de parto acontece, em média, uma vez a cada 80.000 nascimentos.

A especialista explica que o pequeno tem mais chance de nascer empelicado por meio de uma cesárea do que por parto normal, como foi o caso de Nicolas. “Isso porque o saco amniótico tende a romper espontaneamente durante o trabalho de parto, enquanto o bebê está descendo pelo canal vaginal”, esclarece.

Mas  durante a cesárea, o médico tende a passar pela estrutura gestacional para retirar o bebê. Assim, ele pode optar por tirar o pequeno ainda dentro do saco amniótico.

Leia mais: Saiba como fazer a higiene íntima no pós-parto

Existem riscos?

A boa notícia é que, até os dias atuais, não há comprovação científica de que o parto empelicado traga riscos para o bebê. O único fator desagradável é que o saco amniótico tende a ser escorregadio e, por isso, pode ser mais difícil fazer a extração fetal com ele ao redor do bebê.

Fontes: Dra. Flávia do Vale, obstetra e coordenadora da maternidade do Hospital Icaraí em parceria com a Perinatal e Cinthia Calsinski, enfermeira obstetra

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show