Bariátrica e câncer de mama: cirurgia pode prevenir doença

Saúde
25 de Maio, 2023
Bariátrica e câncer de mama: cirurgia pode prevenir doença

A obesidade é fator agravante para muitas doenças e o câncer não é exceção. Uma pesquisa com 69 mil mulheres canadenses indica que o risco de incidência do câncer de mama em mulheres com obesidade é 42% maior em comparação com pacientes com histórico de cirurgia bariátrica.

Veja também: Benefícios da musculação para quem tem obesidade

Qual a relação entre a cirurgia bariátrica e o câncer de mama?

Aline Vieira, oncologista do Instituto de Oncologia do Paraná e do Hospital São Marcelino Champagnat, afirma que o excesso de peso leva ao estado inflamatório crônico das células. Dessa forma, essas células se tornam resistentes à insulina no organismo.

“O desenvolvimento do câncer ocorre quando as células de defesa, além de atacar as de gordura, atacam as células de defesa. Isso favorece tanto o desenvolvimento quanto o crescimento do tumor”, explica a médica.

Estudos também indicam que o alto índice de massa corporal reduz os benefícios da quimioterapia no tratamento, assim como aumenta as chances de recidiva do tumor.

Mas, quanto à cirurgia bariátrica, pesquisas recentes sugerem que ela pode ter um efeito protetor, reduzindo o risco da incidência de câncer de mama em mulheres.

Uma pesquisa publicada em 2020 no periódico Annals of Surgery mostrou uma queda do risco câncer de mama após a cirurgia para redução de peso.

Para chegar a essa conclusão, o experimento acompanhou mais de 100 mil mulheres com obesidade durante 10 anos. Como resultado, aquelas que fizeram cirurgia bariátrica reduziram em 33% o risco de ter câncer de mama.

“A obesidade está fortemente relacionada ao aumento da produção de hormônios femininos, o que pode promover o crescimento de células cancerígenas. Além disso, outras doenças como a resistência à insulina, diabetes tipo 2 e síndrome metabólica podem interferir no câncer de mama. No entanto, a relação entre obesidade e câncer de mama ainda não é totalmente compreendida”, comenta Caetano Marchesini, cirurgião bariátrico do Hospital São Marcelino Champagnat.

Apesar dos avanços da ciência, o autoexame das mamas e os check-ups regulares são fundamentais para a detecção precoce da doença. Além disso, a manutenção do peso e estilo de vida saudável ajudam a reduzir surgimento do câncer e diversas doenças.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Por quanto tempo devo tomar vitamina C
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Aliada a imunidade e a beleza, a vitamina C está ligada a uma série de benefícios para a saúde. Veja recomendações sobre o consumo prolongado

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida

neuralgia do trigêmeo
Saúde

Neuralgia do trigêmeo: doença que provoca uma das piores dores do mundo

Sintomas de doença são dores muito fortes e rápidas em apenas um lado do rosto, causando sensação de choque ou de um golpe muito forte