Azeite de oliva pode prevenir demência, diz estudo

Bem-estar Equilíbrio
28 de Novembro, 2019
Azeite de oliva pode prevenir demência, diz estudo

O azeite de oliva é conhecido por fazer bem à saúde, diminuindo os riscos de colesterol alto e doenças cardíacas. Além disso, o produto alimentar também é muito utilizado em refeições saudáveis.

A demência é o declínio geral de habilidades mentais como a memória, linguagem e raciocínio, fazendo com que a pessoa fique debilitada interferindo em suas atividades diárias e em seus relacionamentos. Sendo assim, muitas vezes pessoas com essa doença acabam não reconhecendo seus amigos e familiares.

Dessa maneira, recentemente alguns estudos sugeriram que o azeite também possui benefícios cognitivos e neuroprotetores. A razão disso é por ele ser rico em polifenóis.

Leia também: Malhar pode reduzir o risco de demência

O que dizem as pesquisas 

Um desses estudos, publicado na  Medical News Today, descobriu que o azeite extra virgem reduziu os primeiros sinais da doença de Alzheimer em camundongos. 

Já em outra pesquisa feita na Temple University, nos Estados Unidos, os especialistas analisaram o efeito do azeite nas “taupatias”. Essas são condições cognitivas relacionadas à idade em que a proteína “tau” se acumula a níveis tóxicos no cérebro, desencadeando então várias formas de demência.

Portanto, para explicar melhor a proteína tau, na doença de Alzheimer e em outros tipos de demência, ela se acumula no interior dos neurônios na forma de um “emaranhado” tóxico.

Com isso, foram feitos diversos testes e cerca de um ano depois, as pesquisas revelaram que os roedores que não receberam uma dieta enriquecida com azeite de oliva,  eram mais propensos a adquirir taupatia. 

Sendo assim, para os pesquisadores concluírem isso com clareza, é preciso mais estudos.

Benefícios do azeite de oliva

O azeite de oliva pode trazer não só um sabor a mais para as refeições, como também trazer diversos benefícios para a saúde, que incluem:

  • Contribui para o controle do colesterol e favorece a saúde cardiovascular;
  • É rico em antioxidantes e pode ajudar a reduzir o risco de melanomas malignos;
  • Possui ação anti-inflamatória;
  • Fonte de gordura mono e poli-insaturada, benéficas para a saúde;
  • Fonte de vitamina E.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Dislipidemia
Bem-estar Saúde

Dislipidemia: os principais efeitos do colesterol alto na sua saúde

A dislipidemia é uma condição crônica caracterizada por níveis de gordura alterados no sangue, especialmente o colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras — também chamadas de lipídios

Bem-estar Saúde

Hábitos simples que ajudam a monitorar a pressão

A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.  De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra