Maneiras de aumentar sua autocompaixão
Reserve um momento para pensar em como você se trata quando comete um erro ou falha em alcançar uma meta. Se você se pune demais quando as coisas dão errado, você, como a maioria das pessoas, pode usar um pouco mais de autocompaixão em sua vida.
Perdoar e cuidar de si mesmo parece ter benefícios por si mesmos. Assim, a autocompaixão pode até preparar o cenário para uma melhor saúde, relacionamentos e bem-estar geral. Portanto, até agora, pesquisas revelaram vários benefícios da autocompaixão. Segundo um estudo do Instituto de Psicologia Positiva da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, níveis mais baixos de ansiedade e depressão foram observados em pessoas com maior autocompaixão.
Dessa forma, as pessoas reconhecem quando estão sofrendo e são gentis consigo mesmas nesses momentos, diminuindo assim seus próprios níveis de ansiedade e depressão.
Aprenda a ter autocompaixão
Algumas pessoas têm autocompaixão naturalmente, mas nem todo mundo. Porém, felizmente, é uma habilidade que pode ser aprendida. Vários métodos foram propostos e programas de treinamento estão sendo desenvolvidos para ajudar as pessoas a descobrir e cultivar sua própria autocompaixão.
Aqui estão quatro maneiras de aumentar rapidamente suas habilidades, segundo a Universidade de Harvard.
Conforte seu corpo
Coma algo saudável. Deite-se e descanse. Massageie seu próprio pescoço, pés ou mãos. Dê um passeio. Tudo o que você pode fazer para melhorar a forma como você se sente fisicamente fornece uma dose de autocompaixão.
Escreva uma carta para você
Pense em uma situação que o fez sentir dor (um rompimento, uma perda de emprego, uma apresentação mal recebida). Assim, escreva uma carta descrevendo a situação, mas sem culpar ninguém – incluindo você. Então, use este exercício para nutrir seus sentimentos.
Dê a si mesmo um incentivo
Pense no que diria a um bom amigo se ele estivesse enfrentando uma situação difícil ou estressante. Dessa maneira, quando você se encontrar nesse tipo de situação, direcione essas respostas compassivas para si mesmo.
Pratique meditação
Mesmo um exercício rápido, como meditar por alguns minutos, pode ser uma ótima maneira de nutrir e aceitar a nós mesmos enquanto estamos com dor.