Viih Tube mostra atividades sensoriais com a filha. Veja como fazer

Gravidez e maternidade Saúde
20 de Junho, 2023
Viih Tube mostra atividades sensoriais com a filha. Veja como fazer

Desde o nascimento da sua filha com Eliezer, a influenciadora Viih Tube tem mostrado as dores e as delícias da “maternidade real” em seu perfil no Instagram. Neste domingo (18), Viih Tube começou um novo quadro chamado “Atividades sensoriais da Lua”, com o objetivo de mostrar o desenvolvimento da filha.

O vídeo postado neste domingo, já acumula mais de 540 mil curtidas. Nele, a influenciadora coloca os pés de Lua em uma bacia de feijão e também estimula o desenvolvimento da pequena por meio de desenhos em preto e branco. 

Veja o vídeo:

Afinal, o que são atividades sensoriais? 

As atividades sensoriais estimulam os 5 sentidos da criança, como visão, audição, paladar, olfato e tato. Elas são importantes para o desenvolvimento infantil, já que ajudam as crianças a explorar e compreender o mundo ao seu redor, além de promover o desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social.

A pediatra Dra. Carla Lucato, explica que os bebês precisam de estímulos para se exercitarem, trabalharem sua noção de espaço, força e vínculo com a mãe e cuidadores. Ela explica que cada idade deve ter um estímulo diferente.

Nesse sentido, todas as crianças podem se beneficiar dessas atividades, que podem acontecer em casa, com itens simples, ou até mesmo em escolas de educação infantil ou casas de brincar. Além disso, as atividades podem ser realizadas de forma simples pela própria mãe ou até por especialistas como fisioterapeutas infantis.

Dicas de atividades sensoriais para cada fase

A seguir, confira algumas atividades que podem ser feitas em casa para estimular o desenvolvimento do seu bebê até 1 ano, de acordo com a Dra. Carla.

De 0 a 3 meses: Tummy time

Tempo de barriguinha. Esta é a tradução da expressão tummy time, usada para designar a prática de colocar o bebê de barriga para baixo desde o início da vida. A pediatra aconselha que a prática seja realizada 2 vezes por dia, começando com 5 minutos, até chegar em 30. Ao deixar o bebê de cabeça para baixo, fique no seu campo de visão, interagindo com ele, seja cantando, lendo ou mostrando brinquedos.

Veja também: Tummy Time: entenda por que esta prática é importante para o seu bebê

3-5 meses: Serra, serra, serrador

Essa é uma brincadeira feita por muitos pais que cantam para os seus bebês. Mas ao contrário do que se pensa, não é só uma atividade de entretenimento. Os movimentos estimulam o reflexo de preensão, que é quando o bebê segura objetos com as mãozinhas fechadas. Para praticar essa atividade, a mãe pode se sentar com apoio no sofá ou poltrona. Em seguida, colocar o bebê em seu colo — de frente — e segurar pelas suas mãos, puxando-o para frente e para trás. 

5-8 meses: Engatinhar

Para estimular os primeiros passos do bebê, coloque a criança de barriga pra baixo e comece a mostrar brinquedos. Quando ela chegar perto, vá afastando os brinquedos para aumentar o estímulo. Segundo a pediatra, nessa atividade os pés do bebê devem estar descalços. Além disso, as roupas devem ser confortáveis e o local seguro para evitar machucados. Nesse sentido, vale investir em tapetes fofos, tatame de EVA e/ou tapete próprios para atividade.

9-12 meses: Atividades sensoriais: Andar com apoio

Segundo a pediatra, nesse momento é necessário tomar cuidado com o caminho do bebê. Algumas medidas protetivas são: cobrir tomadas, evitar cantos de mesa ou móveis ou escadas. Segure as mãos do bebê para estimulá-lo a ficar de pé e se precisar de um estímulo a mais, utilize brinquedos enquanto convida o bebê a começar a caminhar.

Fique atento

A médica indica evitar o uso de andador, já que o dispositivo prejudica a pisada correta do bebê e pode predispor a acidentes gravíssimos, além de sobrecarregar o quadril, que ainda está imaturo. Por outro lado, a pediatra reforça que até 1 ano de idade, brinquedos eletrônicos devem ser evitados. Nessa fase, o melhor é apostar nas texturas naturais: madeira, lã/crochê e tecidos. “Os plásticos precisam ser atóxicos e os estímulos nunca devem ser feitos na cama, por ser mole e pelo risco de queda”, alerta. 

Por fim, para tornar a hora da brincadeira ainda mais importante para o desenvolvimento sensorial do pequeno, consulte um pediatra para avaliar quais são as atividades mais indicadas para o seu filho. 

Fonte: Dra. Carla Lucato, pediatra, especializada em medicina do adolescente e colaboradora da PsicoPass.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

chás para desintoxicar o fígado
Alimentação Bem-estar Saúde

Como desintoxicar o fígado? Veja 5 melhores opções de chá

Confira as opções de bebidas quentes que trazem benefícios para a saúde hepática

homem sentado na cama, ao lado da cabeceira, com as mãos na cabeça, tendo dificuldade para dormir
Bem-estar Saúde Sono

Problemas para dormir? Estudo relaciona a qualidade do sono com condições crônicas

A irregularidade do sono está diretamente relacionada ao risco aumentado de doenças crônicas, como obesidade.

bruxismo
Saúde

Bruxismo: será que você tem? Veja principais tratamentos

Bruxismo, o ato involuntário de ranger os dentes, pode afetar até quem não imagina conviver com ele. Veja como descobrir se é o seu caso