Assertividade: Entenda o que é e como adotá-la

Bem-estar Equilíbrio
23 de Setembro, 2020
Assertividade: Entenda o que é e como adotá-la

Assertividade é a capacidade em expor seus sentimentos e necessidades de forma clara, objetiva, sem gerar conflitos. Dessa maneira, a assertividade permite que os indivíduos expressem sentimentos honestos e demandas específicas sem ofender o próximo. 

Assim, ser assertivo não tem a ver com estar certo ou errado, mas sim em desenvolver uma habilidade social e comunicativa para lidar com situações distintas. Em todas as interações com outras pessoas, seja em casa ou no trabalho, com chefes, colegas ou com a família, a assertividade pode ajudar a se expressar de forma empática e razoável. 

Portanto, ser assertivo ajuda a lidar melhor com os conflitos, reduzir o estresse, aumentar a autoconfiança, melhora a credibilidade, entre diversos outros benefícios. 

Leia também: Psicologia Positiva: O que é quais são os benefícios

Como ser assertivo

Ter um comportamento assertivo não é fácil. Isso porque demanda tempo e esforço, especialmente se você costuma se estressar fácil. Por isso, veja algumas dicas que podem lhe ajudar a desenvolver a assertividade: 

Não grite

Diversas vezes, em discussões ou apenas em uma conversa casual, o tom de voz é alterado, mesmo que não seja um grito propriamente dito. Quando isso acontece, você pode ser interpretado como dono de uma personalidade desequilibrada e que não consegue lidar com as adversidades. Para evitar esse cenário, converse mantendo a calma e o tom de voz adequado.

Leia mais em: Conheça os benefícios da gratidão

Respeite as opiniões alheias

Se você estiver em um diálogo em que não concorda com certas opiniões e escolhas, apenas ouça e respeite. Diga que você entende como a outra pessoa se sente.

Aprenda a dizer “não”

Dizer “não” pode ser extremamente difícil, especialmente quando você não está acostumado. Mas, para obter a assertividade, aprender a dizer não é essencial. Você deve estabelecer seus próprios limites e o quanto de tarefas pode assumir em um ambiente de trabalho, por exemplo. Isso irá ajudá-lo a gerenciar suas demandas de forma mais eficiente.

Se expresse de forma positiva

Por mais que seja difícil, enfrente seus medos e desafios. Mesmo que esteja com raiva, saiba se expressar controlando suas emoções, permanecendo respeitoso. Ao fazer isso, você se sentirá mais confiante para lidar com futuros impasses.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

casal correndo e olhando o relógio
Bem-estar Movimento

Seu relógio inteligente pode estar errado sobre gasto calórico

Estudo de 2017 encontrou inconsistências de até 93% nos cálculos de diferentes tipos de dispositivos. Mas acessório apresenta outras vantagens

homem adulto com esquizofrenia sentado com as duas mãos no cabelo.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia em adultos: conheça os sintomas e como tratar

O adulto com esquizofrenia pode ter uma variedade de sintomas, desde comportamento bizarro e incerto e fala desorganizada a perda de emoções.

homem com esquizofrenia na frente de uma janela, coberta por uma cortina, abraçando o corpo.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia: o que é, tipos, sintomas, tratamento e se tem cura

A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico caracterizado por delírios, alucinações, problemas de raciocínio e concentração e falta de motivação.