Estudo mostra a relação entre ar poluído e asma em crianças

Saúde
10 de Janeiro, 2023
Estudo mostra a relação entre ar poluído e asma em crianças

Não é de hoje que os malefícios do ar poluído vêm sendo comprovados.O contato com a poluição traz diversos danos à saúde, como problemas para o coração e rins, doenças metabólicas, infertilidade, e até mesmo problemas de pele. Mas, recentemente, um estudo descobriu também a relação entre dois poluentes de ar e crises de asma em crianças e adolescentes.

A pesquisa foi feita nos Estados Unidos e publicada na revista científica The Lancet. Para chegar nos resultados, os cientistas analisaram dados de 208 crianças com idade entre 6 e 17 anos, com propensão a crises de asma. Elas moravam em áreas urbanas de cidades de baixa renda nos Estados Unidos.

Além disso, o estudo também contou com a participação de 419 pessoas de 6 a 20 anos, com asma alérgica persistente, que vivem em áreas urbanas de oito cidades dos EUA.

Assim, os cientistas observaram os índices de qualidade do ar e concentrações de poluentes atmosféricos das cidades que os participantes viviam.

Resultados da pesquisa sobre ar poluído e crise de asma em crianças

Após analisar os dados do estudo, os pesquisadores descobriram que do primeiro grupo, 168 (20%) dos participantes foram impactados pelo ar poluído. Dessa forma, do segundo grupo, 189 (45%) pessoas tiveram piora na crise de asma.

“Identificamos que o aumento dos valores do índice de qualidade do ar, impulsionado pelo aumento das concentrações de material particulado fino (PM2.5) e ozônio (O3), foi significativamente associado a exacerbações de asma e diminuição da função pulmonar que ocorreram na ausência de uma infecção viral desencadeadora”, destacou o estudo. 

Leia também: Como a poluição sonora interfere na sua saúde — e o que fazer para evitar

Por fim, a pesquisa ressalta que os achados sugerem que as crises de asma não foram desencadeadas por vírus, e sim pelo ar poluído.

Referência: The Lancet

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo

foto de Anderson Leonardo, do Molejo
Saúde

Câncer inguinal: entenda a doença que matou Anderson Leonardo, cantor do Molejo

O cantor Anderson, vocalista do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira, aos 51. Ele estava internado desde o dia 24/03 e tratava um câncer inguinal.

Tipos de gordura
Alimentação Bem-estar Saúde

Tipos de gordura: quais você deve evitar e consumir?

A OMS recomenda que a alimentação diária contenha 30% de gorduras. Veja quais priorizar!