Dengue: ar-condicionado e ventilador podem impedir a picada do mosquito?
O Brasil vive uma das maiores epidemias de dengue da história. Só neste ano, os registros ultrapassaram 2 milhões de casos e cerca de 700 mortes pela doença, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Com esse cenário, o que não faltam são estratégias para repelir o Aedes Aegypt. Uma delas é usar o ar-condicionado e o ventilador para evitar a picada do mosquito da dengue. Mas será que a técnica realmente funciona? Veja a seguir.
Dengue: ar-condicionado e ventilador podem impedir a picada do mosquito?
Tanto o ventilador como o ar-condicionado podem diminuir a circulação do mosquito, mas ambos não são capazes de impedir a picada.
A notícia boa é que os eletrodomésticos são eficazes em diluir o gás carbônico das vias aéreas, sendo que esse é um dos agentes químicos que mais atraem os mosquitos. Ou seja, com o ar-condicionado ou ventilador ligados, o mosquito da dengue teria uma dificuldade maior de encontrar a vítima.
Além disso, para usar o ar-condicionado, geralmente, o ambiente fica fechado, o que restringe a passagem do mosquito. Isso é, se ele já não estiver dentro do ambiente.
Por isso, a estratégia pode ajudar, mas não há garantia completa, já que o mosquito pode permanecer no local e picar a vítima em outro momento. Dessa forma, o ideal é apostar nas técnicas comprovadas pela ciência.
Leia também: Em menos de 3 meses, Brasil supera casos de dengue de 2023
Prevenção é a melhor alternativa
De acordo com informações do Ministério da Saúde, cerca de 75% dos focos do Aedes aegypti estão dentro dos domicílios. Além disso, o período de chuvas e de calor intenso é propício para a proliferação do mosquito, já que ele se multiplica em espaços úmidos e quentes.
A prevenção contra o mosquito, no entanto, começa com tarefas simples dentro de casa. É importante prestar muita atenção em recipientes úmidos, afinal, o Aedes aegypti costuma colocar seus ovos nestes locais.
Fique atento: até mesmo em apartamentos e lugares mais altos, o mosquito pode se deslocar e colocar ovos. Por isso, as formas de prevenção valem para qualquer tipo de ambiente.
A seguir, veja dicas de prevenção:
- Evite o acúmulo de água em pneus, calhas, vasos, pratos de plantas, caixas d’água descobertas, entre outros.
- Use repelentes indicados pela ANVISA, repassando de duas vezes a três ao dia, evitando rosto e mãos;
- Use roupas protetoras;
- Instale telas protetoras contra mosquitos;
- Evite viagens a áreas de maior incidência do mosquito;
- Por fim, mantenha a hidratação ao longo do dia;
Leia também: Planta citronela espanta mosquito da dengue?
Assim, diante de uma eventual contaminação pelo vírus, o paciente deve manter hidratação constante, repouso sob observação rígida e medicação sintomática para febre e dores. Além disso, é importante procurar ajuda médica em caso de sintomas inesperados.
Mitos e Verdades – Aesdes Aegypti – Governo do Estado do Espírito Santo