Anvisa aprova medicamento injetável para prevenção do HIV

Saúde
12 de Junho, 2023
Anvisa aprova medicamento injetável para prevenção do HIV

Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro medicamento injetável para a prevenção do HIV no Brasil. O Cabotegravir torna-se mais uma opção de profilaxia pré-exposição (PreP), isto é, terapia feita por meio da administração de remédios com o intuito de defender o organismo contra um possível contato com o vírus HIV.

A autorização foi dada à empresa GSK e está na Resolução nº 1.970, de 1º de junho de 2023, publicada no Diário Oficial da União no último dia 5 de junho.

Primeiro medicamento injetável para prevenção do HIV no Brasil

A aprovação do novo medicamento é importante pois, atualmente, as opções disponíveis ao público são apenas comprimidos de uso via oral, que podem ser tomados de duas formas:

  • PrEP diária: consiste na tomada diária dos comprimidos, de forma contínua, indicada para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade ao HIV;
  • PrEP sob demanda: consiste na tomada da PrEP somente quando a pessoa tiver uma possível exposição de risco ao HIV. Assim, deve ser utilizada com a tomada de 2 comprimidos de 2 a 24 horas antes da relação sexual + 1 comprimido 24 horas após a dose inicial de dois comprimidos + 1 comprimido 24 horas após a segunda dose.

A grande vantagem do Cabotegravir está na sua ação prolongada, com redução na quantidade de doses. Isso porque aplica-se as duas primeiras doses (injeções intramusculares nos glúteos) com um intervalo de quatro semanas entre elas. Depois, o paciente recebe uma dose a cada oito semanas.

Além disso, a fabricante do produto afirma que o novo método é até 69% mais eficaz do que os comprimidos de uso oral e diário. Também espera-se que a redução das doses aumente a adesão ao tratamento.

Referências:

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite