Ansiolíticos atrapalham o treino? Entenda
Existem diversas maneiras de tratar transtornos psiquiátricos, uma delas é por meio de medicamentos, sendo os ansiolíticos os mais comuns. Contudo, ao iniciar um tratamento medicamentoso, podem surgir vários efeitos colaterais – nada agradáveis. Mas será que isso atrapalha o treino?
O que são ansiolíticos?
De acordo com o Dr. Marcel Fulvio, psiquiatra e Coordenador da Psiquiatria do Hospital Albert Sabin de SP, os ansiolíticos são medicamentos utilizados para tratar a ansiedade – também conhecidos como benzodiazepínicos.
“Os ansiolíticos não são os únicos a melhorarem a ansiedade. Os antidepressivos, apesar do nome, também auxiliam no transtorno”, explica o médico.
Leia também: Ansiedade: IZA revela que tem a doença desde criança
Efeitos colaterais
Antes de iniciar o tratamento com ansiolíticos é importante estar ciente de que o medicamento pode causar muitos efeitos colaterais. Por isso, Dr. Marcel ressalta que você deve conversar com o seu médico para tirar qualquer dúvida.
Dessa maneira, o especialista lembra que os efeitos podem atrapalhar o cotidiano. “Sintomas gastrointestinais, irritação, constipação, diarreia. Mas também podem haver efeitos benéficos. Por exemplo, uma pessoa com rigidez muscular começa a tomar o remédio e para de ter essa rigidez. Fora isso, a pessoa também pode dormir melhor”, explica.
Mas os ansiolíticos prejudicam o treino?
Por afetar a rotina, uma dúvida muito comum é se esse tipo de medicamento atrapalha a prática de exercícios físicos. Para Dr. Marcel, os ansiolíticos podem sim afetar o treino. Mas de forma positiva.
“Vamos supor que a pessoa tem uma depressão maior ou ansiedade intensa e não consegue nem sair de casa. Então ela acaba por diversos fatores, deixando de treinar. O remédio pode sim ajudar com a disposição, e biologicamente falando, alguns deles dão mais energia. O antidepressivo pode aumentar neurotransmissores responsáveis por aumentar a energia, como por exemplo a noradrenalina”, finaliza.
Fonte: Dr. Marcel Fulvio Padula Lamas – Coordenador da Psiquiatria do Hospital Albert Sabin de SP – CRM-SP: 175545