Crise de ansiedade e ataque de pânico: Entenda a diferença
Apesar de alguns sintomas serem parecidos, crise ansiedade e ataque de pânico não são a mesma coisa. Enquanto a ansiedade surge diante de uma situação ou momento difícil da vida, o ataque de pânico muitas vezes não tem hora nem motivo para começar.
Ataque de pânico
O ataque de pânico na maioria dos casos é derivado de crises de ansiedade. Aparece quando você menos espera, por exemplo quando o indivíduo está dormindo, dura poucos minutos e, pode até ser confundido com um infarto ou AVC.
O pânico se assemelha ao medo, é a resposta do corpo a um perigo iminente, mesmo que não exista ameaça óbvia ao bem-estar físico da pessoa.
Leia também: Qual é a diferença entre estar ansioso e ter ansiedade?
Dessa forma, é difícil o ataque ocorrer apenas uma vez e é a repetição que caracteriza o transtorno do pânico.
Alguns dos sintomas incluem:
- Palpitação
- Sudorese
- Tremores
- Falta de ar
- Dor ou desconforto no peito
- Náusea ou desconforto abdominal
- Sensação de desmaio
- Medo de perder o controle e enlouquecer
- Medo de morrer
Pode ser tratado com remédios e terapia. Por isso, é importante ter o acompanhamento de um psiquiatra, pois limita a qualidade de vida e pode levar à depressão.
Crise de ansiedade
Já a ansiedade generalizada é um transtorno em que a preocupação é mais constante, com picos eventuais. É uma resposta natural diante de situações que a mente encara como perigosas. Assim, nesses momentos de preocupação intensa, entra em ação um mecanismo de defesa que prepara o corpo para fugir ou enfrentar a ameaça.
O Brasil é um dos países com mais pessoas ansiosas, segundo relatório recente da Organização Mundial da Saúde (OMS). Pouco mais de 9% da população é afetada pela ansiedade, o triplo da média mundial.
Na crise de ansiedade, os sintomas não duram pouco, e podem ser físicos e emocionais. Dessa maneira, eles vão crescendo com o tempo, intercalando em picos de melhora ou piora.
Alguns sintomas incluem:
- Tremedeira
- Suor
- Dores de cabeça
- Problemas no estômago e náuseas
- Inquietação
- Irritabilidade
- Cansaço
- Dificuldade para se concentrar
- Tensão muscular
- Insônia
O tratamento também inclui o uso de remédios e terapia. Portanto, se você tem esses sintomas, é recomendado buscar ajuda profissional para saber se realmente é transtorno de ansiedade generalizada.