Andar de costas pode diminuir a dor nos joelhos, sugere estudo
Não, você não leu errado. Parece que a ciência descobriu que andar de costas — sim, igual ao passinho do Michael Jackson — tem benefícios. Sobretudo para a saúde dos joelhos. Publicado em 2021, o estudo Complementary and Alternative Therapies for Pain Management voltou a ser assunto nas redes sociais e na imprensa recentemente. O motivo é que tal prática pode reduzir as dores nos joelhos, pois estimula habilidades importantes para o movimento.
Veja também: Afinal, como manter a motivação para treinar nas férias?
Benefícios de se andar de costas
De acordo com o artigo, o hábito de fazer algumas caminhadas para trás não só ajuda o corpo a sair da zona de conforto. A longo prazo, o exercício pode aliviar dores decorrentes de inflamações e desgastes das articulações e cartilagens. Principalmente entre os idosos, cuja incidência das enfermidades do tipo são maiores.
Contudo, a pesquisa reforça que andar de costas é apenas uma prática auxiliar de terapias convencionais para o tratamento das dores nos joelhos. Então, o gesto pode ser incluído em um conjunto de exercícios de fisioterapia, por exemplo.
Afinal, não basta sair andando de costas por aí: é fundamental escolher uma área segura para realizar a caminhada. Caso tenha limitações graves, converse com seu médico ou fisioterapeuta sobre a prática e a melhor forma de realizá-la em seu tratamento.
Quanto aos demais benefícios, tanto para quem sente ou não dores nos joelhos, se destacam:
- Melhora do equilíbrio e da coordenação motora.
- Maior consciência corporal.
- Ajuda na ampliação capacidade de se concentrar
- Aumento do estímulo metabólico — especialmente se a caminhada for mais veloz.
Por que sentimos dores nos joelhos?
Se você sofre com desconfortos ao se sentar, subir escadas e fazer exercícios que envolvem as articulações dos joelhos, saiba que não está só. Todos nós possuímos articulações e cartilagens que as protegem enquanto nos movimentamos. Com o passar do tempo, é comum ocorrer o desgaste delas.
Então, conforme envelhecemos, as dores podem surgir, geralmente porque se instalam quadros conhecidos como osteoartrites. Ou seja, doenças que afetam as articulações, justamente causadas pelo desgaste e motivos diversos.
Por isso, é fundamental buscar auxílio médico logo que aparecerem os primeiros incômodos. Assim, é possível avaliar a causa do inconveniente e realizar o devido tratamento para controlar a situação.