Riscos da prática de exercícios físicos em ambientes poluídos

Bem-estar Movimento
07 de Maio, 2021
Riscos da prática de exercícios físicos em ambientes poluídos

No geral, a poluição do ar é um dos maiores problemas das cidades grandes e traz diversas consequências à saúde. Incluindo doenças cardiovasculares e pulmonares obstrutivas, diabetes, hipertensão, entre outros. Mas você sabia que praticar exercícios físicos em lugares poluídos também é prejudicial?

Alguns estudos revelam que o nível de poluição é maior em ruas mais movimentadas. Dessa maneira, quanto mais você estiver longe das ruas, menor é a concentração de poluentes. Por exemplo, se você estiver pelo menos 100 metros a 400 metros de distância do fluxo maior de tráfego de veículos a exposição aos níveis de poluição é menor. 

De acordo com estudos publicados na revista The Lancet e pesquisas realizadas na USP, o risco de infarto aumenta duas vezes mais em uma cidade com o ar poluído. 

Ademais, a poluição também contribui para o aumento da incidência de bronquite crônica, baixo peso ao nascer, abortamento e câncer de pulmão.

Como os ambientes poluídos impactam o seu treino

Além do desenvolvimento das doenças citadas acima, a poluição também contribui para a diminuição dos músculos. Assim, a produção de energia é reduzida e a capacidade de realizar exercícios fica prejudicada. 

Isso porque quando respiramos as partículas dos poluentes (monóxido de carbono e outras substâncias) e elas chegam ao nível mais interno do pulmão, acabam ocupando o espaço do oxigênio que não foi absorvido puro. 

Dessa forma, as partículas contaminadas irão prejudicar a capacidade de absorção completa de oxigênio. Como consequência, atrapalha o treino pois o atleta necessita inalar ainda mais oxigênio durante a realização de atividades físicas.

Portanto, é necessário entender que a prática de exercícios físicos em ambientes com altos níveis de poluição prejudica não só a saúde, como a performance esportiva.

Dicas para treinar ao ar livre

  • Opte por correr nas primeiras horas da manhã ou à noite, quando geralmente há pouca concentração de gases poluentes;
  • Se não for possível evitar a poluição, prefira ambientes fechados onde há purificação do ar;
  • Se você for pedalar, correr ou caminhar ao ar livre, evite estar próximo a ruas ou avenidas com maior tráfego de ônibus, caminhões e elevado tráfego de veículos em geral. 

Leia também: Conheça a relação entre exercícios e saúde dos ossos

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

O descanso também também faz parte
Movimento

O descanso também também faz parte

Manter o corpo em movimento costuma ser associado a esforço, disciplina e constância. Mas você já parou para pensar que evoluir também envolve saber a hora

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento
Movimento

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento

Se você já tem uma rotina de treinos e iniciou o tratamento com medicação para obesidade e/ou diabetes, é natural surgir a dúvida: o que muda

Movimento

Sem energia? O movimento pode ser seu aliado

Tem dias em que o corpo parece sem energia, e só de pensar em se exercitar já dá cansaço. Isso é bem comum de acontecer, especialmente