Alterações dos seios na gravidez: conheça as mais comuns
Para abrigar o bebê que está a caminho e se preparar para os primeiros cuidados quando ele vier ao mundo, o corpo da mulher passa por constantes transformações ao longo da gestação. Entre elas, estão as mudanças nos seios. Afinal de contas, será deles que sairá o alimento para o pequeno até, pelo menos, o sexto mês de vida. A seguir, veja as principais alterações dos seios na gravidez.
Quais são as principais alterações dos seios na gravidez?
Entre elas, estão:
- aumento de tamanho (aréolas e mamilos também crescem);
- sensibilidade;
- além disso, aréolas e mamilos mais escuros e sensíveis;
- vascularização mais evidente;
- glândulas nas aréolas mais evidentes (tubérculos de Montgomery);
- ressecamento da pele;
- presença de estrias;
- por fim, produção de colostro
Por que e quando ocorrem
As alterações dos seios na gravidez acontecem para prepará-los para a amamentação. Os seios crescem, ficam mais pesados e dolorosos pois suas glândulas aumentam para produzir leite e adequar-se ao aleitamento. Já as aréolas e mamilos ficam mais escuros devido à vascularização aumentada e às mudanças hormonais.
E os chamados tubérculos de Montgomery são glândulas importantes para a hidratação das aréolas e dos mamilos. Até porque o ressecamento da pele nessa região se torna comum e, somado ao aumento das mamas, a consequência pode ser o aparecimento de estrias.
Todas essas alterações dos seios na gravidez podem aparecer ainda no início da gestação, logo após a concepção. Outras mulheres, por outro lado, podem apresentar uma evolução mais gradual e de forma sutil.
Cada mulher, um tempo
Além disso, vale salientar que cada processo de gestação e amamentação é único e pode variar até na mesma mulher. Existem mulheres, por exemplo, que não produzem colostro no fim da gravidez, mas isso não quer dizer que terão dificuldades para amamentar (e o contrário também pode acontecer, ou seja, a produção do colostro nos últimos meses da gestação não é sinônimo de que a mulher terá muito leite e sucesso com a amamentação).
Alterações dos seios na gravidez: como se cuidar
O cuidado mais importante é ter sutiãs adequados para a gestação. Assim, a peça deve ser, de preferência, de algodão, com alças largas e reforçadas para dar sustentação aos seios.
Além disso, também vale hidratar a pele dos seios (evitando as áreas das aréolas e mamilos) com hidratante específico para essa fase. Isso diminui o risco de estrias e melhora o ressecamento da pele. Para completar, o uso de sabonetes neutros é indicado.
Já na lista do que evitar estão banhos muito quentes, passar bucha nos seios (isso pode causar feridas que levam à infecção nas mamas, colocando em risco a amamentação) e exposição dos seios no sol (antigamente essa recomendação era comum, hoje já não mais).
Por fim, o mais importante é cuidar de si mesma, adotando uma alimentação equilibrada, praticando exercícios físicos e descansando o necessário.
Fonte: Dra. Marcela Lorenzo é ginecologista e obstetra e possui aprimoramento em reprodução humana e laser vaginal