Alergia a amendoim: quais são as causas, sintomas e tratamentos?

Saúde
13 de Setembro, 2022
Alergia a amendoim: quais são as causas, sintomas e tratamentos?

O amendoim é um dos alimentos que faz parte da cultura brasileira, sendo o ingrediente principal de muitas receitas tradicionais, como paçoca, pé-de-moleque, bolos e até sorvetes. Consumi-lo puro ou com sal também é bastante comum. Inclusive, o amendoim pode ser uma opção de snack saudável. Mas é preciso tomar cuidado com a quantidade consumida. Isso porque, além de calórico, o exagero pode trazer riscos à saúde, sobretudo para quem tem alergia ao amendoim. Entenda agora porque isso acontece e como tratar a condição.

Leia mais: Amendoim: Benefícios que você precisa conhecer

Quais são as causas da alergia ao amendoim?

A alergia ao amendoim ocorre quando o sistema imunológico identifica, erroneamente, o alimento como prejudicial. A causa específica, entretanto, não é clara. Dessa forma, surge quando uma pessoa come diretamente o amendoim, alimentos que o contenham ou até pelo contato direto da pele. Mais raramente, a inalação de poeira ou aerossóis ou a utilização de óleo de cozinha contendo amendoim também podem causar alergia.

Assim como outras alergias alimentares, esse tipo é mais comum em crianças, especialmente em bebês. De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, não há estatísticas oficiais no Brasil sobre alergia alimentar, porém, a prevalência parece se assemelhar com a literatura internacional, que mostra cerca de 8% das crianças, com até dois anos de idade, e 2% dos adultos com algum tipo de alergia alimentar.

Além disso, o risco aumenta em pessoas que têm outros tipos de alergia ou que já tenham tido alergia passada ao amendoim, bem como manifestações alérgicas em membros da família.

Quais são os sintomas?

A liberação de substâncias do amendoim podem desencadear sintomas como urticária, náusea ou inchaço facial. A reação anafilática geralmente começa em segundos depois que a pessoa alérgica grave come ou tem contato com amendoim. Mais raramente, os sintomas podem aparecer minutos ou horas após a exposição.

Outros sinais e sintomas de alergia ao amendoim podem incluir: 

  • Nariz escorrendo
  • Reações cutâneas
  • Vermelhidão ou inchaço
  • Prurido ou formigamento na boca e na garganta
  • Problemas digestivos
  • Aperto da garganta
  • Falta de ar ou chiado no peito 
  • Anafilaxia com risco de vida.

Por fim, a anafilaxia pode ser muito grave, mesmo com quantidades mínimas do alimento. Pessoas alérgicas ao amendoim apresentam maior chance de terem também alergia a castanhas, como nozes, castanha do Pará, castanha de caju, etc. Por isso, em caso de alergia a amendoim, recomenda-se investigar também alergia por castanhas. Por fim, é recomendável que pessoas alérgicas não consumam alimentos contendo misturas de castanhas pelo grande risco de haver traços de amendoim nesse tipo de alimento, como as barrinhas de cereais, por exemplo.

Leia mais: Alergia alimentar: o que é, sintomas e tratamento

Como diagnosticar a alergia ao amendoim?

Inicialmente, o diagnóstico é dado pelo médico durante uma consulta a partir de um exame físico. Em seguida, o especialista pode solicitar um teste cutâneo, no qual uma pequena quantidade do produto é colocada na pele, que é picada com uma agulha. Se a pessoa for alérgica, desenvolve uma reação ou inchaço elevado. Além disso, um exame de sangue pode contribuir no diagnóstico, já que mede a resposta do sistema imunológico.

Tratamento

Ainda não há tratamento específico para a alergia a amendoim. A principio, o ideal é evitar o consumo do alimento. Doses de adrenalina autoinjetável também deve ser prescrita para quem é portador da forma anafilática da doença. Imunoterapia oral, sublingual ou epicutânea tem sido utilizada em estudos. De qualquer modo, em caso de anafilaxia, é necessário atendimento médico imediato.

Como prevenir a alergia ao amendoim?

A única maneira de prevenir a alergia é evitar o consumo de amendoim e de alimentos que o contenham. Por isso, caso você tenha esse tipo de alergia, leia com cuidado os rótulos dos alimentos na hora de comprá-los. Além disso, ao pedir comida em restaurantes, sempre informe que você tem alergia a amendoim.

Por fim, vale lembrar que mesmo que tenha havido apenas uma reação alérgica leve ao amendoim, é importante conversar com seu médico. Isso porque ela pode se repetir, mesmo que a pessoa não consuma amendoim novamente. E essa futura reação pode ser ainda mais séria, incluindo anafilaxia com risco de vida.

Referências:

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

chás para desintoxicar o fígado
Alimentação Bem-estar Saúde

Como desintoxicar o fígado? Veja 5 melhores opções de chá

Confira as opções de bebidas quentes que trazem benefícios para a saúde hepática

homem sentado na cama, ao lado da cabeceira, com as mãos na cabeça, tendo dificuldade para dormir
Bem-estar Saúde Sono

Problemas para dormir? Estudo relaciona a qualidade do sono com condições crônicas

A irregularidade do sono está diretamente relacionada ao risco aumentado de doenças crônicas, como obesidade.

bruxismo
Saúde

Bruxismo: será que você tem? Veja principais tratamentos

Bruxismo, o ato involuntário de ranger os dentes, pode afetar até quem não imagina conviver com ele. Veja como descobrir se é o seu caso