Álcool e GLP-1: uma combinação que pede cuidado

Saúde
03 de Fevereiro, 2026
Fernanda Lancellotti
Revisado por
Nutricionista • CRN3 29223
Álcool e GLP-1: uma combinação que pede cuidado

Sabe aquele brinde no fim do dia ou a taça de vinho no jantar? Durante o tratamento com medicamentos para o tratamento de obesidade e/ou diabetes, é bom ter atenção a esse hábito.

Mesmo pequenas quantidades de álcool podem alterar como o organismo reage ao remédio e, com isso, afetar os resultados. 

Entender esses efeitos é o primeiro passo para fazer escolhas mais seguras.

Como o álcool interfere no organismo

Enquanto o corpo se adapta ao tratamento, o fígado e o sistema digestivo estão trabalhando em um novo ritmo. 

O álcool pode sobrecarregar essas funções, alterando a forma como o organismo processa o medicamento. Isso pode reduzir a eficácia ou intensificar reações que já são comuns no início do uso, como náusea e sensação de estômago pesado.

Por que evitar ou reduzir o consumo

O álcool também traz calorias “vazias”, ou seja, que não oferecem nutrientes e podem atrapalhar os resultados esperados. 

Em um tratamento que busca reeducar hábitos e melhorar a saúde como um todo, o consumo frequente pode dificultar o equilíbrio alimentar e a perda de peso.

Por exemplo: se você costuma beber em eventos sociais, pode perceber mais facilmente queda de energia, enjoo ou desconforto no dia seguinte. Isso ocorre porque o corpo está focado em se adequar ao tratamento e o álcool adiciona um esforço extra ao metabolismo.

Reduzir o consumo, ou evitá-lo, ajuda o corpo a responder melhor ao medicamento e contribui para um bem-estar geral.

A importância da orientação profissional

Cada pessoa reage de um jeito diferente ao tratamento e à ingestão de álcool. 

Antes de tomar qualquer decisão, é essencial conversar com médico ou nutricionista. Esses profissionais podem te orientar com estratégias práticas para mudar os hábitos e suspender o consumo de bebidas alcoólicas, de um jeito leve. 

Manter essa troca constante com uma equipe de saúde também ajuda a prevenir desconfortos e garante que o tratamento siga de forma segura, sem colocar os resultados em risco.

 

O apoio profissional é indispensável para tirar dúvidas e orientar cada pessoa de forma individualizada. Em caso de dúvidas, procure por um especialista para uma avaliação completa e personalizada.

Referência:

MOZAFFARIAN, Dariush et al. Nutritional priorities to support GLP-1 therapy for obesity: a joint Advisory from the American College of Lifestyle Medicine, the American Society for Nutrition, the Obesity Medicine Association, and The Obesity Society. The American Journal of Clinical Nutrition, v. 121, n. 6, p. 1234-1256, 2025. Disponível em: https://ajcn.nutrition.org/. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ajcnut.2025.04.023

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Ajustando sua rotina ao medicamento_ principais cuidados (2)
Saúde

Esqueceu ou errou a dose da aplicação?

Quem nunca perdeu o horário ou esqueceu de tomar a dose de um medicamento? Isso é mais comum do que parece. Mas quando se trata do

Saúde

Médico e farmacêutico: parceria que potencializa a perda de peso

Contar com o apoio de profissionais de saúde faz toda a diferença em um tratamento para controle de peso. O suporte médico e farmacêutico são essenciais

Como se preparar para cirurgia durante o tratamento
Saúde

Como se preparar para cirurgia durante o tratamento

Você sabia que passar por um procedimento cirúrgico enquanto se está em tratamento para obesidade e/ou diabetes exige atenção com alguns cuidados específicos? Pois é, algumas