Afundo ou passada: qual é o melhor exercício para os glúteos?
É dia de treino de perna. Você olha sua lista de exercícios e lá estão: afundo e passada. É normal que os nomes gerem confusão. Afinal, como fazer cada um destes movimentos e para quais regiões do corpo eles são indicados? Algum deles é melhor para os glúteos? Descubra agora.
Leia mais: Bumbum na nuca: 8 exercícios que não podem faltar no treino
Afundo e passada: como fazer cada exercício?
O afundo e a passada são dois exercícios comuns na musculação e no treinamento de força que visam fortalecer os músculos das pernas, glúteos e quadril. Embora esses exercícios tenham algumas semelhanças, eles também têm diferenças distintas em termos de técnica e ênfase muscular. Veja as diferenças entre esses dois exercícios:
Afundo
- No afundo, você começa em pé com os pés juntos.
- Dê um passo à frente com uma das pernas.
- Flexione os joelhos para que a perna da frente forme um ângulo de 90 graus e a perna de trás fique próxima ao chão.
- Mantenha o tronco reto e retorne à posição inicial, alternando as pernas.
Passada
- O avanço ou exercício passada pode ser unilateral, ou, como o próprio nome sugere, na forma de passada.
- Para executar o exercício, você deve flexionar o joelho em um ângulo de 90 graus e com uma das pernas a frente, e depois com a outra.
Principais diferenças entre o afundo e a passada
Primeiramente, o afundo é um exercício em que você dá passos para frente ou para trás. Por outro lado, a passada é executada em movimento, como se você estivesse andando. Nesse sentido, o afundo enfatiza mais o movimento de flexão dos joelhos e quadris, enquanto a passada coloca uma ênfase maior na extensão do quadril e do joelho da perna de cima.
Ambos os exercícios trabalham os músculos das pernas e glúteos, mas a ênfase e a sensação podem variar. Além disso, os dois exercícios são excelentes para fortalecer as pernas, mas a escolha entre eles depende dos seus objetivos e preferências pessoais.
Referência: Conselho Regional de Educação Física.