Afantasia: entenda a incapacidade de imaginar

Bem-estar Equilíbrio
06 de Setembro, 2023
Lívia Barbosa Alves de Souza
Revisado por
Psicóloga • CRP 01/22261
Afantasia: entenda a incapacidade de imaginar

Ao fechar os olhos, grande parte das pessoas conseguem imaginar situações ou relembrar memórias, como se fosse um filme. No entanto, nem todos são capazes de realizar ações simples como essa, pelo fato de terem afantasia. 

O que é afantasia?

A afantasia, basicamente, é a incapacidade de visualizar imagens mentalmente. Estudos apontam que o problema afeta cerca de 2,5% da população mundial. 

Desse modo, a dificuldade em ter imagens mentais foi descoberta pela primeira vez  em um artigo publicado em 1880, por Francis Galton, após observar pessoas com dificuldades em imaginar.

Geralmente, as pessoas visualizam lugares, experiências, pessoas, cenas, objetos, eventos, entre muitas outras coisas. Mas para quem tem o problema, isso torna-se impossível. 

Se você pedir a uma pessoa com afantasia para imaginar algo, provavelmente ela vai descrever o objeto, explicar o conceito e contar fatos que ela conhece sobre aquilo. Contudo, ela não será capaz de experimentar qualquer tipo de imagem mental.

Leia também: Como trabalhar o dia inteiro sentado prejudica o corpo

Causas

Dessa maneira, ainda não se sabe ao certo a causa da afantasia. Mas os especialistas acreditam que a origem esteja relacionada a fatores hereditários ou  eventos traumáticos.

Além disso, o surgimento da afantasia pode decorrer de alterações funcionais em regiões específicas do cérebro. Ou seja, falhas  no processamento de imagens do cérebro. 

Como identificar a afantasia

Não é possível diagnosticar a afantasia por meio de exames de imagem, por exemplo. Mas você pode identificar o problema por meio de sinais:

  • Pense em um amigo ou familiar. Em seguida, tente imaginar o rosto dele em sua mente. Com que clareza você pode ver suas características, rosto, cabelo e forma?
  • O quanto você consegue imaginar seus movimentos e gestos característicos?
  • Com que nitidez você consegue imaginar as roupas dessa pessoa?

Caso você tenha dificuldade em responder as perguntas acima, é provável que tenha afantasia. De todo modo, o ideal buscar um profissional da saúde, médico neurologista ou psicólogo para avaliar a condição.

Referências

Very Well Mind; BBC

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!