Adele tem problema de pele por suor e uso de cinta; saiba mais

Saúde
22 de Junho, 2023
Adele tem problema de pele por suor e uso de cinta; saiba mais

A cantora Adele contou aos fãs em show recente que tem um problema de pele devido ao uso de cinta modeladora. Em um momento descontraído durante uma apresentação em Las Vegas, a artista relatou que tem alergia ao próprio suor, e que o uso frequente da cinta modeladora lhe causou uma infecção fúngica chamada tinea cruris, um tipo de micose. No Brasil, a condição é conhecida como “coceira de atleta” ou “coceira de jóquei”.

Veja também: Como cuidar da pele do rosto em todas as fases da vida

O que é o problema de pele da cantora Adele?

A tinea cruris costuma afetar a virilha, devido à proliferação do fungo Trichophyton na região. Além disso, o fungo da candidíase e os da família Epidermophyton e Microsporum podem causar a micose, sobretudo quando existe umidade na região íntima.

Como resultado, a área fica com manchas vermelhas que coçam e ardem. No caso de Adele, o problema de pele se instalou por causa do uso constante da cinta modeladora, que não é respirável e retém o suor, que se desloca para outras partes do corpo.

A cantora revelou que sofre muito com o excesso de transpiração, o que lhe causou esse transtorno. Uma curiosidade é que os fungos responsáveis pela infecção habitam a nossa pele, mas precisam da umidade para gerar o incômodo.

Tem tratamento?

Felizmente, o problema de pele tem solução. A própria Adele tranquilizou os fãs informando que o médico lhe prescreveu “um creme”. Embora não tenha dado detalhes sobre o tratamento, o medicamento costuma ser de uso tópico — pomadas, loções, sprays e cremes antifúngicos — para combater a micose na virilha.

Os principais são Miconazol, Clotrimazol, Terbinafina, Imidazol, Fluconazol e Cetoconazol. Outra forma de reverter a condição é o uso de medicamento oral, indicado apenas quando os remédios tópicos não surtem efeito.

Entretanto, a linha de tratamento precisa de orientação e acompanhamento médico, e geralmente dura quatro semanas. Em paralelo, é fundamental lavar as lesões com sabonete neutro, e secar bem a área para a eficácia dos cuidados.

Como prevenir o problema de pele da cantora Adele?

É importante ressaltar que qualquer pessoa pode ter esse tipo de infecção fúngica. Um pequeno descuido, como usar roupas molhadas por muito tempo, é capaz de causar a condição. A seguir, veja o que fazer para não ser pego pelo inconveniente:

  • Troque de roupa depois de treinar, suar muito ou se molhar por outros motivos.
  • Nunca compartilhe roupas íntimas e de banho com outras pessoas. Essa prática também pode facilitar a infecção fúngica.
  • Se você transpira muito, aplique talco na virilha e em outras regiões que ficam mais abafadas.
  • Não recorra a fórmulas caseiras para aliviar o problema de pele — busque ajuda de um médico dermatologista.
  • Logo após o banho, seque bem todo o corpo, principalmente as dobras e área íntima.
  • Por fim, evite o uso de roupas apertadas por muito tempo, que não permitem a ventilação da pele e, assim, a dissipação do suor.
Referências: MSD Manuals; National Library of Medicine; Cleveland Clinic; e Mayo Clinic.

 

Sobre o autor

Amanda Preto
Jornalista especializada em saúde, bem-estar, movimento e professora de yoga há 10 anos.

Leia também:

chás para desintoxicar o fígado
Alimentação Bem-estar Saúde

Como desintoxicar o fígado? Veja 5 melhores opções de chá

Confira as opções de bebidas quentes que trazem benefícios para a saúde hepática

homem sentado na cama, ao lado da cabeceira, com as mãos na cabeça, tendo dificuldade para dormir
Bem-estar Saúde Sono

Problemas para dormir? Estudo relaciona a qualidade do sono com condições crônicas

A irregularidade do sono está diretamente relacionada ao risco aumentado de doenças crônicas, como obesidade.

bruxismo
Saúde

Bruxismo: será que você tem? Veja principais tratamentos

Bruxismo, o ato involuntário de ranger os dentes, pode afetar até quem não imagina conviver com ele. Veja como descobrir se é o seu caso