Acordou no meio da noite? Dicas para voltar a dormir

Bem-estar Sono
04 de Dezembro, 2023
Acordou no meio da noite? Dicas para voltar a dormir
Acordou no meio da noite e não conseguiu voltar a dormir? Embora incômoda, a situação é comum e pode acontecer por diversos motivos: estresse, ansiedade, desconforto físico ou interrupções causadas pelo ambiente. Mas se você acordar e tiver dificuldade em retomar o sono, aqui estão algumas estratégias.

Leia mais: Quem dorme depois das 23h tem IMC mais alto, diz estudo

Por que acordamos de madrugada?

Acordar no meio da noite é uma experiência comum e pode ter várias causas. Algumas das razões mais comuns incluem estresse e ansiedade, condições médicas, como apneia do sono, refluxo ácido, dor crônica ou problemas hormonais, por exemplo, além de fatores como temperatura, ruído, luz e conforto do colchão.

O consumo de substâncias também é um dos motivos, sobretudo cafeína, nicotina ou álcool. Por fim, necessidades fisiológicas, como a vontade de urinar, também podem prejudicar a qualidade do sono. Se os despertares noturnos se tornarem frequentes ou persistentes e estiverem afetando sua qualidade de vida, é aconselhável procurar a orientação de um profissional de saúde, como um médico ou um especialista em sono. Eles podem ajudar a identificar a causa subjacente e recomendar estratégias para melhorar a qualidade do sono.

Acordou no meio da noite? Dicas para voltar a dormir

  • Mantenha o ambiente propício: certifique-se que seu quarto esteja escuro, silencioso e em temperatura confortável. Use máscaras de dormir, tampões de ouvido ou ventilador para bloquear qualquer estímulo que possa estar te perturbando.
  • Evite olhar para o relógio: ficar verificando a hora pode aumentar a ansiedade e dificultar a volta do sono. É melhor ignorar o horário e se concentrar no relaxamento.
  • Pratique técnicas de relaxamento: respiração profunda, meditação ou relaxamento muscular progressivo podem ajudar a acalmar a mente e relaxar o corpo.
  • Evite estímulos: usar dispositivos eletrônicos, assistir TV ou fazer exercícios intensos antes de dormir podem interferir no sono e dificultar sua retomada.
  • Tente técnicas de distração: se estiver tendo dificuldade em voltar a dormir, tente distrair a mente com pensamentos positivos, imagens relaxantes ou contar mentalmente. Isso ajuda a afastar pensamentos ansiosos e facilita a volta do sono.
  • Evite comer ou beber muito: refeições pesadas ou muito líquido antes de dormir podem causar desconforto e interromper o sono. Se estiver com fome ou sede, opte por um lanche leve ou um copo pequeno de água.
  • Não fique na cama por muito tempo: se não conseguir voltar a dormir após 20 ou 30 minutos, levante-se e faça uma atividade relaxante, como ler um livro ou ouvir música suave. Evite também a exposição à luz, pois isso pode colocá-lo em alerta.

E lembre-se: cada pessoa pode responder de maneira diferente a essas estratégias. Se você tiver problemas frequentes em voltar a dormir ou a insônia persistir, é recomendável consultar um profissional de saúde para obter orientação personalizada!

Referência: Associação Brasileira do Sono.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva