Abílio Diniz morre de pneunomia aos 87 anos. Entenda a doença
O empresário Abilio Diniz morreu aos 87 anos de pneumonia. Ele estava internado há um mês na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Neste domingo (18), ele sofreu uma insuficiência respiratória. “É com extremo pesar que a família Diniz informa o falecimento de Abilio Diniz aos 87 anos neste domingo, 18 de fevereiro de 2024, vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. O empresário deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos, e irá ao encontro do seu filho João Paulo, falecido em 2022. Desde já, a família agradece todas as mensagens de apoio e carinho”, diz a família em nota. Entenda mais sobre a doença.
Leia mais: Insuficiência cardíaca: o que é a condição?
O que é a pneumonia, doença que vitimou Abílio Diniz?
A pneumonia é uma infecção respiratória que atinge os pulmões. Assim, eles podem encher-se de líquido ou pus, causando tosse com muco ou pus, febre, calafrios e dificuldade respiratória. Pode variar em gravidade de leve a potencialmente fatal e é tipicamente causada por bactérias, vírus ou fungos. O tratamento depende da causa da pneumonia, mas pode incluir antibióticos, medicamentos antivirais ou antifúngicos, juntamente com cuidados de apoio, como repouso, líquidos e redutores de febre. Vacinas estão disponíveis para prevenir alguns tipos de pneumonia, como aquelas causadas por certas bactérias e vírus.
A pneumonia pode acontecer em qualquer idade, mas predomina entre homens e fumantes. Além disso, idosos, crianças pequenas, portadores de condições crônicas como diabetes, insuficiência renal, doenças oncológicas, entre outras, também estão entre os mais afetados.