20 minutos de exercícios por dia compensam 12 horas sentado

Bem-estar Movimento
30 de Outubro, 2023
20 minutos de exercícios por dia compensam 12 horas sentado

Um estudo publicado recentemente no British Journal of Sports Medicine apontou que fazer entre 20 e 25 minutos de exercícios por dia pode compensar o aumento do risco de morte associado ao sedentarismo.

Durante a investigação, os pesquisadores descobriram que quem fica sentado ou deitado por mais de 12 horas por dia tem um risco de morte 38% maior em comparação às pessoas que passam 8 horas por dia sedentárias.

Contudo, esse efeito prejudicial do sedentarismo é anulado se o indivíduo pratica pelo menos 22 minutos de atividade física moderada a intensa diariamente.

Benefícios de 20 minutos de exercícios

Para a pesquisa, os cientistas selecionaram quase 12 mil pessoas acima de 50 anos. Elas foram divididas em quatro grupos. O objetivo era descobrir se a prática de exercícios pode alterar a relação entre o sedentarismo e o risco de morte.

Todos os participantes tiveram suas atividades monitoradas por 10 horas por dia durante quatro dias. E também receberam acompanhamento durante dois anos, fornecendo dados como: sexo, nível educacional, peso, altura, histórico de tabagismo, consumo de álcool e presença de doenças crônicas (diabetes, problemas no coração e câncer).

Como resultado, percebeu-se que quanto maior o nível de sedentarismo, mais esses 20 minutos de exercícios são benéficos. E quanto maior o tempo de treino, melhor.

Leia também: Quantidade certa de exercícios por dia de acordo com cada objetivo

Recomendações

Vale lembrar, no entanto, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda mais do que 20 minutos diários de exercícios.

De acordo com a instituição, o ideal é que uma pessoa adulta saudável realize 300 minutos de atividade moderada ou 150 minutos de atividade física intensa por semana. Isso equivale a uma hora de exercícios moderados de segunda a sexta ou meia hora de um treino intenso pelo mesmo período.

As práticas moderadas são aquelas que deixam a pessoa ofegante, mas ainda capaz de falar algumas frases ou palavras. Enquanto a intensa exige mais esforço físico. De qualquer forma, é essencial contar com a ajuda de um profissional de educação física antes de incluir qualquer tipo de treino na rotina.

Alimentação e Movimento
Quer treinar em casa, mas não sabe como começar? Baixe o app da Vitat e tenha acesso a programas gratuitos para colocar o corpo em movimento!

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!