Principais minerais e vitaminas para imunidade
Impossível falar de imunidade e não mencionar a vitamina C. Ela protege as células do organismo contra o estresse oxidativo causado por infecções e pode ser encontrada em alimentos como laranja, kiwi e morango.
Obtida principalmente através da exposição solar, a vitamina D estimula a produção de peptídeos antimicrobianos, que ajudam a combater bactérias, vírus e fungos. Ela também está presente em alimentos como salmão e gema de ovo.
A vitamina A desempenha um papel essencial na manutenção da saúde das mucosas, que são barreiras protetoras presentes nas vias respiratórias, trato gastrointestinal e urinário. Ela pode ser encontrada em alimentos como cenoura, batata-doce e espinafre.
Antioxidante, a vitamina E desempenha um papel importante na manutenção da integridade das membranas celulares, o que é essencial para o funcionamento adequado do sistema imunológico. Está presente em alimentos como amêndoas, sementes e óleos vegetais.
O selênio é um mineral que está envolvido na produção de enzimas antioxidantes que ajudam a combater o estresse oxidativo e a inflamação. Castanha-do-pará, peixes, aves, grãos integrais e ovos são boas fontes alimentares de selênio.
Também conhecida como piridoxina, a vitamina B6 está envolvida na produção de anticorpos e na atividade de células imunológicas, como os linfócitos, e pode ser encontrada em alimentos como carne, aves, grãos integrais e legumes.
Também conhecida como piridoxina, a vitamina B6 está envolvida na produção de anticorpos e na atividade de células imunológicas, como os linfócitos, e pode ser encontrada em alimentos como carne, aves, grãos integrais e legumes.
A vitamina B12 é essencial para a produção de células sanguíneas e desempenha um papel importante na maturação e atividade das células imunológicas. É encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como carne, peixe, ovos e laticínios.
Com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o zinco também está envolvido na produção e atividade de várias células do sistema imunológico, incluindo linfócitos e os macrófagos. Pode ser encontrado em alimentos como carnes, legumes e sementes.
Os probióticos são microrganismos vivos que estimulam a produção de citocinas anti-inflamatórias e fortalecem a barreira intestinal. É possível consumir os probióticos em iogurtes, kefir e suplementos específicos.
O ômega 3 é um tipo de ácido graxo que ajuda a regular a resposta inflamatória do corpo e a aumentar a atividade das células imunológicas. Peixes gordurosos, como salmão e sardinha, são excelentes fontes de ômega 3.