Por que não tomar café logo após o almoço?

Você sabia que café depois de comer atrapalha a absorção de alguns nutrientes? Entenda:

“O café possui polifenóis e cafeína, que atrapalham a absorção de alguns nutrientes. Se consumido após o almoço, pode comprometer a assimilação do ferro presente nas carnes, nos vegetais e nos feijões. E quando ingerido com leite, pode interferir na quantidade de cálcio absorvida pelo organismo”, explica o nutricionista Caian Maroni. Estudos mostram que a vitamina D também entra nessa lista.

Contudo, algumas dicas são essenciais para amenizar esse efeito da cafeína.  Aguardar no mínimo uma hora depois do almoço ou do jantar para tomar o café (ou qualquer bebida que contenha a substância) é essencial.

Além disso, tente manter um cardápio equilibrado e rico em diferentes nutrientes em todas as refeições. Assim, se uma delas for afetada pelo café, outras ainda oferecerão vitaminas e minerais suficientes para o corpo. E, claro, conte sempre com a ajuda profissional.

Em volumes moderados (até 3 xícaras por dia), o café traz benefícios para o corpo. É um ótimo estimulante que ajuda na concentração, na memória e no foco. Além de ajudar o intestino a funcionar corretamente.

Mas aquela velha história é verdadeira: tudo em excesso faz mal. Por isso, exagerar nas doses de cafeína pode gerar insônia, arritmia e irritação da mucosa gástrica. Para quem tem anemia, o ideal é não tomar café após as refeições.